Search

Mais de 150 prefeituras assinam Pacto pela Inovação no Paraná Mais Cidades

pacto pela inovacao economiapr
Foto: Gabriel Pires/SEI

Mais de 150 prefeituras do Paraná aderiram ao projeto Pacto pela Inovação durante o evento Paraná Mais Cidades, promovido pelo Governo do Estado em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná.

Em outubro do ano passado, Ibiporã, no Norte, foi a primeira cidade a aderir ao acordo de desenvolvimento no setor da inovação e transformação digital.

O Pacto pela Inovação é uma iniciativa da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e tem como objetivo incentivar o desenvolvimento tecnológico e a disseminação da cultura da inovação nos municípios.

A adesão possibilita que as cidades avancem em estratégias para transformar suas gestões, fortalecer o ecossistema local de inovação e qualificar jovens em áreas como programação, robótica e informática.

O secretário estadual da Inovação, Alex Canziani, destacou que a iniciativa busca garantir que todos os municípios, independentemente de seu porte, tenham acesso a um processo estruturado de inovação.

“Queremos levar inovação para todo o Paraná, e a adesão ao pacto fortalece esse movimento. Nosso foco está na educação tecnológica e na criação de um ambiente favorável para o desenvolvimento de novas soluções que impactem diretamente a vida da população”, afirma.

O pacto ainda envolve a Jornada da Inovação, que orienta os municípios a seguirem um conjunto de ações voltadas para a estruturação de políticas públicas e investimentos no setor.

Entre as recomendações estão a criação de fundos e conselhos municipais de ciência, tecnologia e inovação, além da implementação de iniciativas que incentivem a modernização das administrações municipais.

Com a adesão das novas prefeituras, os municípios passam a contar com o suporte da secretaria estadual da Inovação para estruturar políticas públicas voltadas ao setor e facilitar o acesso a recursos estaduais.

Uma das iniciativas para ampliar esse suporte foi a sanção da Lei nº 22.107/2024, que destina parte dos recursos do Fundo Paraná diretamente para os fundos municipais de ciência, tecnologia e inovação, eliminando trâmites burocráticos como a necessidade de convênios.

A nova legislação possibilita que os recursos sejam repassados de forma mais rápida e eficiente, garantindo que os municípios tenham acesso a investimentos estratégicos para fomentar o ecossistema de inovação local.

Para se habilitarem ao recebimento dos recursos, as prefeituras devem atender aos critérios da Lei Estadual de Inovação (nº 20.541/2021), que incluem a criação de um conselho municipal de ciência, tecnologia e inovação e a formulação de políticas públicas específicas para o setor.

Em sua apresentação no Paraná Mais Cidades, o secretário Canziani também explicou que está em desenvolvimento um projeto chamado CrIAção, que terá envolvimento de outras secretarias e órgãos estaduais em conjunto com os municípios.

“O CrIAção irá promover inovação na educação básica do Paraná, oferecendo oficinas de tecnologia e capacitando agentes municipais”, explica.

Como parte do Pacto, o Estado vai rodar os municípios com a Carreta da Inovação. A unidade móvel iniciou as operações no Verão Maior Paraná e atualmente está em Paranaguá.

O objetivo é aproximar a tecnologia das pessoas oferecendo oficinas, workshops e treinamentos em áreas como robótica, inteligência artificial e transformação digital para a população.

O veículo é adaptado com internet starlink, sala de aula, mobiliário, televisor, computador e outros equipamentos para uso durante as atividades.

Compartilhe

Leia também

Caçamba do bem Economia PR

Caçamba do Bem apresenta solução para transformar espaços de forma sustentável

tecnologia seguranca economiapr

Tecnologia com segurança faz bem à Saúde

itapoa day economiapr

Evento em Cascavel fortalece laços do Porto Itapoá com setores do agro