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Personalização, tecnologia e sustentabilidade ditam o futuro da hotelaria e turismo

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Foto: Newton Russo

O setor de hotelaria e turismo passou por constantes transformações nos últimos anos. Após uma pausa forçada durante a pandemia, a retomada do setor exige adaptação e inovação para acompanhar as novas tendências.

Para 2025, a tecnologia e as experiências personalizadas despontam como os principais destaques, enquanto a sustentabilidade se torna uma prioridade crescente nos serviços turísticos.

A transformação digital está impulsionando as mudanças nas preferências dos consumidores.

De acordo com a pesquisa CX Trends 2025, realizada anualmente pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, houve um aumento de 8% na interação dos consumidores brasileiros com inteligências artificiais durante o processo de compra no último ano.

O estudo também revela que 72% dos consumidores preferem um atendimento personalizado e exclusivo.

Segundo Jorge Carvalho de Oliveira Júnior, presidente da Realgems Cosméticos e Amenities, empresa paranaense referência em cosméticos para hotelaria, o mercado está se ajustando às novas expectativas dos clientes.

“A cada ano, o perfil do consumidor muda devido às novas tecnologias, que são rapidamente incorporadas ao cotidiano. Hotéis e serviços ligados ao turismo precisam acompanhar essas tendências para oferecer soluções alinhadas às necessidades dos hóspedes”, comenta.

Como parte dessa estratégia de personalização, a Realgems permite a customização de amenities dos hotéis, com embalagens exclusivas para cada estabelecimento.

A hiperpersonalização é uma forte tendência de consumo. Com a crescente demanda por experiências únicas, os consumidores esperam que as marcas criem soluções exclusivas para atender seus desejos.

“Esse é um desafio para o mercado como um todo, mas na hotelaria a experiência sempre foi parte fundamental da compra. Os hotéis proporcionam diferentes sensações durante a estadia”, destaca Carvalho.

Ele reforça que a Realgems trabalha em conjunto com os clientes para desenvolver soluções que aprimorem a sensação de exclusividade para cada hóspede.

De acordo com um estudo publicado no final de 2024 pela revista Nature Communications, o turismo foi responsável por um aumento anual de 3,5% na emissão de CO2 entre 2009 e 2020.

O crescimento acelerado do setor contribuiu significativamente para esse impacto, e as estimativas indicam que o turismo representa atualmente cerca de 9% das emissões globais de carbono.

Diante desse cenário, a sustentabilidade se tornou um fator essencial para empresas do setor. O diretor da Realgems ressalta a importância de um consumo consciente.

“Acreditamos que o futuro do setor de turismo e hotelaria não está apenas nas experiências que oferecemos, mas também na forma como essas experiências impactam o meio ambiente. Estamos comprometidos em oferecer produtos que não só atendem às necessidades dos nossos clientes, mas que também respeitam o nosso planeta”, aponta.

De acordo com Carvalho, a marca busca, por meio de ações simples, caminhar para uma direção eco-friendly e reduzir seu impacto no meio ambiente.

“Hoje, utilizamos materiais biodegradáveis em nossas embalagens e oferecemos produtos veganos de alta qualidade, cada vez mais procurados por hotéis comprometidos com a sustentabilidade”, explica.

Além disso, a Realgems investe em iniciativas como reutilização de água e apoio a causas sociais.

“Faço questão de participar de projetos que promovam o desenvolvimento local, como o ReciclaAjuda, que busca dar visibilidade e aumentar a renda dos trabalhadores da reciclagem, frequentemente marginalizados. Nosso impacto deve ser positivo não apenas para o meio ambiente, mas também para a comunidade ao nosso redor”, conclui o presidente da companhia.

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