Search

Totalmente premiados: O impacto econômico do Oscar histórico para o Brasil

Oscar Ainda Estou Aqui
Foto: Sony Pictures/Divulgação

O Brasil amanheceu com uma conquista histórica: “Ainda Estou Aqui“, de Walter Salles, levou para casa o Oscar de Melhor Filme Internacional. 

Embora Fernanda Torres não tenha conseguido a estatueta de Melhor Atriz, que ficou com Mikey Madison (oi? Surpresa total), e “Anora” tenha sido o grande vencedor da noite como Melhor Filme (ainda me perguntando como isso aconteceu), a celebração foi inegável.

Mas, além do reconhecimento artístico, essa premiação abre espaço para reflexões importantes sobre economia e negócios no Brasil.

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o setor projetou um aumento médio de 30% na receita devido ao histórico feito.

Muitos estabelecimentos mantiveram televisões ligadas na premiação, permitindo que clientes acompanhassem a cerimônia enquanto consumiam. Essa estratégia transformou bares e restaurantes em pontos de encontro para celebração, impulsionando o consumo mesmo em meio à efervescência do Carnaval.

Vale lembrar que o longa já levou 5,2 milhões de espectadores às salas de cinema e arrecadou mais de US$ 27,4 milhões em todo o mundo, sendo a melhor bilheteria entre indicados a Melhor Filme Internacional. Além disso, segundo a Ancine, foi o filme mais assistido em três cinemas de rua no Brasil, dentre eles, o Cine Passeio, em Curitiba.

A noite do Oscar ganhou uma brasilidade com toque de Copa do Mundo (desculpa, Fernanda, não tinha como ser diferente).

O fenômeno reforça um aspecto relevante: o cinema não é apenas arte, é negócio

Com um Oscar na bagagem, “Ainda Estou Aqui” terá um ciclo comercial ampliado, impactando diretamente bilheterias e serviços de streaming. 

O mercado publicitário também se beneficia, com um aumento na valorização de marcas associadas ao longa-metragem. Além disso, o reconhecimento global fortalece o Brasil como produtor de conteúdo de qualidade, atraindo investimentos internacionais para o setor audiovisual.

O efeito cascata de uma vitória como essa vai além da indústria do entretenimento. 

Hotéis e restaurantes podem se beneficiar do turismo cinematográfico, com espectadores interessados em conhecer locações do filme. Cataratas do Iguaçu que o diga! Nossas quedas já estrelaram filmes hollywoodianos e brilharam na telona.

Universidades e escolas de cinema passam a ganhar mais relevância, impulsionando novos talentos e incentivando o desenvolvimento do setor.

Mesmo com apenas uma estatueta conquistada entre três indicações, o Brasil sai vitorioso. Em uma noite em que o cinema nacional brilhou, o impacto econômico já começa a ser sentido. 

Se o Oscar tem o poder de transformar carreiras, também tem o poder de movimentar mercados. 

E nisso, estamos totalmente premiados.

Compartilhe

Editora-chefe do Economia PR. Fundadora da BASIS Comunicação. Community Manager. Acelerada Camila Renaux. Consultoria em Comunicação Estratégica. Prêmio Sangue Bom de Jornalismo (SINDIJOR PR 2014)

Leia também

mell.ro vale do pinhão economia pr

Mell.ro é a grande campeã do Pitch do Vale do Pinhão 2025

startup summit economiapr

Três startups do PR avançam no Prêmio Sebrae Startups 2025

comunicação empresas startups economia pr

O que falta na comunicação das empresas em crescimento