O Grupo LAMOSA no Brasil, detentor das marcas Roca Cerámica e Incepa, ressalta seus compromissos com o mercado brasileiro e internacional.
Reconhecido por sua capacidade de desenvolver e implantar inovações além das expectativas, entre as estratégias para 2025 a empresa foca na apresentação de lançamentos que se somam ao portfólio consolidado de suas duas marcas.
Ao enfatizar os pontos que colocaram Roca Cerámica e Incepa à frente do setor, como a inovação das primeiras medidas de Superformatos – fruto dos altos investimentos para a aquisição de equipamentos de ponta e o desenvolvimento do know how tecnológico –, a empresa segue trilhando um vasto caminho que já desfez paradigmas por meio dos resultados dessa nova onda industrial que efetivou no país.
Graças à evolução tecnológica, os porcelanatos deixaram de ser uma simples reprodução visual de pedras naturais, uma vez que, após instalado, a olho nu não é possível reconhecer se o acabamento se trata de uma pedra original ou o produto que externa estampas fidedignas combinadas com texturas que transformaram a experiência tátil e visual dos revestimentos.
“Desde 2016, quando adquirimos a primeira supercompactora que nos permitiu iniciar a jornada de produção dos Superformatos, até as aquisições mais recentes como a DDG, que promove efeitos 3D impressionantes, revolucionamos o entendimento dos clientes, especificadores e consumidores finais ao mostrar que essas características diferenciadas não são passageiras”, analisa Christie Silva Schulka, Marketing Manager do Grupo LAMOSA no Brasil.
De acordo com ela, comprovadamente a empresa entrega ao mercado a melhor infraestrutura tecnológica que permite ofertar peças com impressões realistas, texturas, micro relevo e características técnicas com resistência e durabilidade superiores à pedra in natura.
Com o acompanhamento do mercado nacional e internacional, a área de desenvolvimento das marcas Roca Cerámica e Incepa intensificou a complementação da sofisticada paleta de tons off-white e naturais, além de novos acabamentos e texturas.
A aposta, alinhada com a diretoria comercial, vem de encontro com o acompanhamento constante que o Grupo LAMOSA no Brasil realiza no setor de acabamentos, que por sua vez reflete as referências aplicadas atualmente nos projetos de arquitetura tanto para pisos e paredes, como para o setor de movelaria, viés que segue em crescimento acelerado no Brasil dada as possibilidades que o material entrega para a execução de bancadas, painéis de TV e até mesmo cabeceiras e bases de camas.
“Estamos certos de que cada vez mais os especificadores explorarão as aplicabilidades dos Superformatos e, para tanto, oferecemos formações contínuas tanto para esses profissionais, como para os instaladores”, pontua Christie.
Assim, entre os produtos que serão destaques na Expo Revestir 2025, a maior feira de acabamentos da América Latina, a Roca Cerámica elevou a série Taj Mahal, que retrata o realismo perfeito do quartzito homônimo com sua superfície assinalada por gradientes quentes e veios orgânicos, enquanto a Incepa traz o Calacatta Oro, que reflete a elegância de um porcelanato que protagoniza os ambientes com a combinação do mármore branco e seus veios dourados.
Inspirados na nobreza dessas rochas clássicas, ambos os porcelanatos revelam todo o requinte das pedras naturais, mas com a vantagem de uma performance superior: maior resistência, versatilidade e um impacto ambiental reduzido.
“Ao invés de enxertar uma ampla gama de lançamentos, como normalmente fazem os fabricantes, nosso entendimento seguiu para um outro sentido”, argumenta a Marketing Manager.
Entretanto, ela enfatiza que há espaço para todas as preferências e, dessa forma, hits consagrados de mármores, com tons mais fortes e intensos, seguem presente nos catálogos das marcas.
Para 2025, a empresa seguiu um movimento que contraria a efemeridade das tendências para destacar novas cores, tamanhos e acabamentos de séries já consagradas apostando na versatilidade, longevidade e atemporalidade de seus produtos.
Enquanto o mercado aposta em lançamentos constantes de coleções que entram e saem de linha com rapidez, o Grupo LAMOSA no Brasil valoriza a continuidade e a coerência estética que amplia e refina porcelanatos que atravessam o tempo com elegância sem se tornar ultrapassada.
Casos da série Urbano, da Incepa, que ganhou a cor Cinza, e a Athea, da Roca Cerámica, que agregou o tom Natural para elevar o requinte do mármore Ônix para as peças de porcelanatos.
“Tanto as novidades, quando os incrementos, reforçam o já extenso universo das peças na versão Superformatos”, ressalta a Marketing Manager.
Christie enumera as cinco dimensões: 100 x 200 cm, 120 x 120 cm, 120 x 250 cm, 160 x 160 cm e 160 x 320 cm, no portfólio da Roca Cerámica, e as três medidas 120 x 120 cm, 100 x 120 cm e 120 x 250 cm – essa última introduzida neste ano –, no catálogo da Incepa.
Para Sergio Wuaden, Managing Director do Grupo LAMOSA no Brasil, no comparativo com 2024, o ano seguirá com grandes expectativas baseadas no desempenho do mercado brasileiro de cerâmica, sinalizando a recuperação do setor imobiliário no país.
Dentro das práticas de ESG, produzir de forma a respeitar o meio ambiente é uma meta que a empresa persegue, permanentemente, há seis anos, quando deu início Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), uma metodologia padronizada pela ISO 14040 que permite monitorar os impactos ambientais e otimizar processos produtivos com foco na sustentabilidade.
Esse modelo de gestão permitiu avanços significativos, plenamente concluídos pelo Grupo LAMOSA no Brasil, conquistando resultados de grande expressão, como a substituição total do coque de petróleo pela biomassa, concluída em 2022 – transição que resultou em uma redução de 13,4% nas emissões equivalentes de CO2.
Ao tornar-se a primeira indústria de revestimentos cerâmicos nacional das Américas e terceira do mundo a adotar o conceito, todo esse processo suscitou como uma resposta às inquietudes da empresa, que sempre acreditou na viabilidade de produzir de forma sustentável e de prover os indicadores importantes para o segmento.
A evolução dos relatórios de sustentabilidade foi primordial para a conquista, no final de 2024, do Transparency Label, selo concedido pela UGREEN que comprova o desempenho da empresa no aspecto ambiental e funciona como uma ponte entre a indústria e toda cadeia da construção que segue empenhada em obter resultados positivos e com maior transparência em relação às práticas ESG.
“Com a segurança dos dados apresentados nessa documentação, o especificador tem mais liberdade de selecionar os produtos e calcular as métricas sustentáveis que deseja alcançar no projeto. A tecnologia e as inovações de nossas marcas Roca Cerámica e Incepa em prol de uma arquitetura sustentável se somam aos esforços mundiais na preservação do meio ambiente“, enfatiza a marketing manager
Durante a Revestir 2025 a empresa também oficializará a parceria com a certificadora Eureciclo, maior certificadora de logística reversa do Brasil, para a compensação de mais de 35% das embalagens que saem da fábrica.
Entre as próximas empreitadas para o ano está a conquista da DAP (Declaração Ambiental de Produto) que contribui ainda mais para certificações da construção civil como o LEED – Leadership in Energy and Environmental Design.
O Grupo LAMOSA no Brasil também já iniciou a implementação do protocolo GHG (Greenhouse Gas Protocol com foco na descarbonização e um padrão globalmente reconhecido para medir emissões de gases de efeito estufa (GEE).
“Assim concluiremos o inventário de carbono para promover as devidas compensações”, ressalta Christie.
A oportunidade de ofertar ao mercado a reprodução de estampas de pedras naturais, como o mármore, é outra contribuição efetiva em prol do meio ambiente, uma vez que os porcelanatos das marcas Roca Cerámica e Incepa simulam, de forma totalmente autêntica, as estampas que compõem o vasto catálogo de rochas presentes em todo mundo.
“Com performances superiores no que diz respeito à durabilidade e a longevidade, o emprego dos nossos produtos ajuda a poupar a extração desses recursos naturais que são finitos”, salienta a marketing manager.