Search

Batom inteligente desenvolvido no PR é premiado no SXSW

batom inteligente sxsw economia pr
Foto: Divulgação

Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), e o Grupo Boticário, fizeram história ao se tornarem o case vencedor da categoria júri popular na edição do SXSW, maior festival de inovação e tecnologia do mundo.

Batom Inteligente, protótipo desenvolvido em parceria com a Neurobots e a Embrapii, foi o único premiado da América Latina entre os 54 concorrentes internacionais.

Desenvolvido ao longo de 7 anos com tecnologias avançadas, como inteligência artificial e visão computacional, o primeiro batom inteligente do mundo permite que pessoas com deficiência visual ou limitações motoras nos membros superiores utilizem o item de maquiagem de forma autônoma e sem dificuldades.

Com apenas o acionamento de um botão, o sistema de ponta fotografa o rosto do usuário, faz um mapeamento preciso dos lábios, aplica o batom e realiza uma foto de verificação para checar a aplicação. Todo o processo dura apenas 2 minutos, dando autonomia da aplicação de um batom sem a ajuda de terceiros.

Para Eduardo Peixoto, CEO do CESAR, o reconhecimento posiciona o país como potência em inovações que impactam positivamente a vida das pessoas:

A projeção conferida pelo prêmio evidencia o quanto nós, brasileiros, temos um olhar para resolver problemas relevantes para a sociedade. Nosso objetivo sempre foi trazer inovação de ponta para nossos parceiros e contribuir significativamente para aprimorar e inovar em produtos e serviços, por meio da tecnologia. Unir esse propósito à causa da inclusão nos dá ainda mais orgulho“.

Ao combinar a experiência do time CESAR com o profundo entendimento do Grupo Boticário sobre beleza e inclusão, nasceu uma solução inédita que vai além da mera funcionalidade.

Nossa nova tecnologia Batom Inteligente representa uma mudança de paradigma na forma como abordamos a beleza e a inclusão. Nossa grande equipe de P&D, composta por 42 profissionais – incluindo engenheiros, designers de produtos, especialistas em UX e especialistas em diversidade – trabalhou incansavelmente por sete anos para criar uma tecnologia que não apenas aplica maquiagem de forma impecável, mas também capacita pessoas com deficiências (motoras ou visuais) a experimentar a alegria e a confiança que vêm com a aplicação e o uso de batom de forma independente“, complementa Gustavo Dieamant, diretor executivo de P&D do Grupo Boticário.

Compartilhe

Leia também

raquel uchoa economiapr

Raquel Uchôa é escolhida para compor o time diretor da AAPSA no PR

afonso pena selo economiapr

Afonso Pena conquista selo das melhores empresas para mulher trabalhar

escolas publicas pr economiapr

Construção industrializada impulsiona nova geração de escolas públicas no PR