Search

Podcast reforça diversidade e representatividade feminina nos negócios

habla empreendedora economiapr
Foto: khawlacan/Canva

Desde cedo, Roberta da Trindade percebeu o quanto as histórias de superação de mulheres comuns — sem milhões na conta, sem milhões de seguidores, mas com garra de sobra para tocar família, trabalho e sonhos — precisavam ser ouvidas.

Foi dessa motivação que nasceu o “Habla Empreendedora”, um podcast feito de mulher para mulher, com o propósito de inspirar, conectar e empoderar quem se aventura no mundo do empreendedorismo.

“Quando idealizei o ‘Habla’, pensei em nós, mulheres comuns, que trabalhamos, estudamos, cuidamos da família, mantemos nossos negócios e temos muito a falar. Queremos que nossas experiências sejam ouvidas e possam iluminar a jornada de outras mulheres que buscam o sucesso.”

O projeto já começou de forma diferenciada. Na primeira temporada, 15 mulheres empreendedoras se uniram não apenas para serem entrevistadas, mas também para contribuir financeiramente como apoiadoras e patrocinadoras.

Dessa forma, o “Habla Empreendedora” se tornou um projeto colaborativo, fortalecendo a rede de apoio feminina e garantindo espaço para cada uma compartilhar suas vivências:

“Essas 15 empreendedoras foram a voz do ‘Habla’ e  investiram para fazê-lo acontecer. Acreditam tanto na força feminina que decidiram unir suas marcas, expertises e recursos para que o projeto seja não só inspirador, mas também viável e sustentável”, Roberta explica.

A iniciativa ganha ainda mais relevância num cenário em que mulheres enfrentam índices mais altos de ansiedade (+10%) e depressão (+13%) do que os homens. Conforme estudos recentes, elas também apresentam maior exaustão (+20%) e dificuldades de desconexão do trabalho (+10%).

Esses dados reforçam a importância de um espaço seguro e acolhedor para falar de saúde mental e bem-estar, especialmente quando se trata de empreendedorismo — área em que muitas se sentem sobrecarregadas pelas demandas profissionais e pessoais.

Além disso, a realidade de conflitos sutis ou explícitos no ambiente corporativo é outro fator de alerta. Pesquisas mostram que, muitas vezes, as mulheres são interrompidas com mais frequência em reuniões, o que pode minar a autoconfiança e a participação ativa em decisões importantes.

Para Roberta, falar sobre esses temas e ampliar a reflexão coletiva é fundamental:

“Queremos não só compartilhar dicas de negócios, mas também abordar como manter a saúde mental, lidar com conflitos e, principalmente, mostrar que não estamos sozinhas. O ‘Habla’ é sobre representatividade: é cada mulher encontrando força na história da outra”, explica Roberta da Trindade.

Com episódios recheados de histórias reais, dicas práticas e ferramentas para quem deseja crescer profissionalmente, o “Habla Empreendedora” se propõe a ser muito além de um podcast.

Para Roberta, é uma espécie de levante, um movimento em prol do protagonismo feminino:

“Muitas pessoas — homens e mulheres — já demonstraram apoio. Elas querem participar, contar suas experiências e mostrar que há sim espaço para todas. Quanto mais unirmos nossas vozes, mais fortes seremos”, diz Roberta da Trindade.

Os conteúdos do “Habla Empreendedora” incluem entrevistas com empresárias de diferentes setores, profissionais de saúde, especialistas em gestão, além de dicas sobre networking, planejamento financeiro, marketing e liderança.

Tudo permeado por conversas francas sobre desafios de gênero, desigualdades, preconceitos e, sobretudo, resiliência feminina.

Por meio desse caminho colaborativo, cada convidada traz não só soluções e aprendizados de negócios, mas também reflexões sobre a importância de equilibrar vida pessoal e carreira, sem deixar de lado o cuidado consigo mesma.

“Esse podcast nasce do meu coração e chega para dar voz a quem ainda não encontrou um lugar para falar. Vamos mostrar que histórias de sucesso e superação vêm de qualquer parte, inclusive das mulheres que estão por aí, todos os dias, lutando para manter seus negócios e realizar seus sonhos”, finaliza Roberta da Trindade.

Compartilhe

Leia também

boom nautico economiapr

Boom náutico no Brasil faz empresa paranaense crescer 65%

jacad economiapr

Jacad anuncia Rafael Pagani como novo CEO

confianca comercio economiapr

Confiança do comércio paranaense segue em queda pelo terceiro mês