A Matrixcargo, operador logístico digital que combina soluções tecnológicas de ponta para transformar o transporte rodoviário de cargas, acaba de ser selecionada pelo Club Déméter – uma das principais entidades de logística da Europa – para testar seu Painel Logístico de Cargas (PLC) em escala global junto a gigantes como Carrefour, Nestlé e Leroy Merlin.
O reconhecimento marca o início da internacionalização da empresa, visando alavancar a eficácia operacional e a sustentabilidade no setor.
Criado em 2002, o Club Déméter reúne representantes de grandes multinacionais em uma entidade com o objetivo de discutir e propor soluções para os desafios relacionados à cadeia de suprimentos e à busca por uma logística mais resiliente e sustentável.
Em 2014, visando impactos concretos, a associação lançou o API Déméter, um concurso para selecionar e acelerar projetos logísticos inovadores, oferecendo para os contemplados a possibilidade de testar suas soluções em larga escala, no ambiente das empresas associadas.
Para Rafael Mansur, co-fundador e CEO da Matrixcargo, a participação no programa significa não apenas a abertura de novas portas, mas também a validação da necessidade global da solução oferecida pela empresa:
“A seleção para este programa é um grande reconhecimento para a Matrix e um primeiro passo para a conquista de novos mercados”, ressalta.
“Mais do que isso, é também a constatação do alinhamento da nossa solução com um desafio que não é exclusivo do setor logístico brasileiro, mas também do europeu, que apesar de suas particularidades, também busca constantemente por eficácia, sustentabilidade e digitalização dos processos”, completa.
Lançado em 2024, o Painel Logístico de Cargas foi contemplado na categoria “Otimização e Redução de Impacto”.
O percurso até a seleção para o programa deu-se por meio da parceria de sucesso estabelecida com a empresa francesa STRADA, que após testar a solução, viabilizou sua apresentação para o comitê do Club Déméter.
A empresa possui mais de 30 anos no mercado e também oferece soluções de otimização logística para mais de 4 mil clientes.
Pensado para embarcadores, o PLC inicia o planejamento logístico dos pedidos traçando as melhores rotas, levando-se em conta regras de negócio para o transporte rodoviário de carga, como limites veiculares de peso e volume, além do horário de atendimento, restrições rodoviárias, entre outros.
Depois, escolhe os veículos e motoristas ideais para colocar esse planejamento em prática. Tudo isso combinando anos de experiência em logística com o poder da inteligência artificial para garantir entregas mais rápidas e com menor custo.
Posteriormente, quando de fato a entrega será realizada, a solução atua novamente na otimização dos processos.
Com base na geolocalização dos veículos que têm espelhamento com o sistema da Matrix e com a disponibilidade da agenda dos motoristas cadastrados na plataforma, a empresa utiliza a IA para buscar e alocar os veículos mais adequados para atender à solicitação.
“O PLC foi concebido para fornecer uma visão holística aos embarcadores, tudo isso com poucos cliques em uma única plataforma, proporcionando um melhor aproveitamento da frota tanto para operações planejadas, como para o atendimento de demandas emergenciais, sem que haja a necessidade de conhecimento prévio da operação. Com a automatização dessa etapa, buscamos digitalizar o conhecimento tácito de analistas, ao mesmo tempo em que reduzimos os riscos de decisões e trabalhos manuais”, ressalta Mansur.
Com o uso da tecnologia, a empresa já alcançou níveis de eficácia em que o tempo para realizar o processo de planejamento foi até 25 vezes mais ágil em operações complexas que antes levavam de 6 a 8 horas para serem concretizadas e que, com a solução, passaram para menos de 20 minutos.
Para este ano, o foco da Matrixcargo está na expansão da solução para a Europa e a expectativa é de que, até 2027, a empresa fature cerca de 6 milhões de euros no exterior.
Para tanto, o objetivo é aprimorar a solução de planejamento de fretes, além de um superpainel unificado para gerenciar todas as etapas do transporte rodoviário – do planejamento ao pagamento de motoristas – reforçando seu posicionamento como operador logístico digital completo.
“O PLC foi mais um passo em direção a uma transformação digital mais ampla na logística. Buscamos não apenas oferecer uma solução para os desafios atuais do mercado, mas também estabelecer um novo padrão para a logística digital. Para 2025, nossos esforços estarão voltados para consolidar e complementar a ferramenta, visando oferecer uma solução que englobe todos os processos do transporte rodoviário de cargas em um único painel”, finaliza.