Search

Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards anuncia cidades vencedoras

Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards Economia PR
Foto: Divulgação

O Smart City Expo Curitiba, o maior evento de cidades inteligentes da Américas, promovido pelo iCities, hub pioneiro em cidades inteligentes, com o apoio da Prefeitura de Curitiba, e com a chancela da Fira Barcelona, acaba de anunciar os vencedores da segunda edição do Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards em uma cerimônia emocionante que contou com a presença do Prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, e  mais de  mil pessoas na Ópera de Arame.

Os ganhadores das cinco categorias são:

Prêmio Cidade Inteligente

São Gonçalo do Abaeté – MG foi a grande vencedora com o projeto “São Gonçalo Mais Feliz: Sustentabilidade e Bem-Estar“, de autoria da prefeitura municipal.

O projeto contemplou a criação do índice “Felicidade Interna Bruta“, que integra preservação ambiental, desenvolvimento econômico e bem-estar social, colocando o ser humano no centro da gestão pública, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Como resultado, houve redução da gravidez na adolescência, maior senso de comunidade, valorização de recursos locais e redução da criminalidade, dentre outros.

Equidade Social 

Salvador – BA foi reconhecida nesta categoria com o projeto Mulher no Volante, que promoveu capacitação e emprego a partir da habilitação de mulheres para o transporte público.

Em um ano, houve um aumento de 100% de mulheres dirigindo ônibus na cidade, fomentando a inclusão social no município. 

Prêmio Inovação e Transformação Digital

Nesta categoria, a cidade vencedora foi  Mangaratiba – RJ, com o projeto Estratégias de Governo Digital para o Desenvolvimento de Cidades: O Caso de Mangaratiba – RJ, de autoria do Sebrae (RJ).

A partir de um projeto de governança digital, foi criado um sistema próprio para licença de entrada de veículos de turismo, projeto que reduziu o tempo de emissão de cinco dias para emissão imediata online.

O sistema gera o QR code para autenticação e conta com  dashboard, que permite a análise de dados para decisões estratégicas.

Mobilidade Urbana

O projeto SorriMobi – Mobilidade Urbana da cidade de Sorriso – MT foi a grande vencedora nesta categoria. O projeto desenvolvido pela prefeitura municipal considerou a construção de uma plataforma para gestão da frota municipal.

Foram estabelecidos cinco veículos ativos que já fizeram 48 mil corridas com mais rapidez e eficiência na realização de transporte de servidores, documentos e materiais essenciais para administração pública, gerando  economia de recursos públicos.

Cidade Sustentável

A cidade de  Paranaguá – PR venceu com o projeto AMA: Desenvolvendo bairros lixo zero em Paranaguá com 100% de Aproveitamento de Resíduos Recicláveis. Um projeto de autoria do AMA – Agentes do Meio Ambiente que considerou a criação de um aplicativo de celular para registro do descarte de lixo reciclável correto pela população. Todo cidadão participante concorre a até três prêmios por semana. 

“O sucesso da segunda edição do prêmio reforça o quanto a iniciativa abre espaço para apresentação de projetos que estão transformando cidades pelo Brasil e levando qualidade de vida para as pessoas. Escolher os melhores dentre os mais de 180 cases que recebemos, das cinco regiões brasileiras, foi muito desafiador e, ao mesmo tempo, extremamente gratificante”, comenta Roberto Marcelino, sócio-diretor e fundador do iCities. 

Participaram do prêmio organizações públicas ou não governamentais, empresas e empreendedores, centros de inovação e pesquisa, além de consórcios público-privados com projetos aplicados em cidades brasileiras.

Compartilhe

Leia também

tecnologia seguranca economiapr

Tecnologia com segurança faz bem à Saúde

itapoa day economiapr

Evento em Cascavel fortalece laços do Porto Itapoá com setores do agro

smart city inovacao economiapr

Smart City Expo Curitiba tem recorde de público e deixa legado de inovação