Search

Smart City Expo Curitiba: inteligência artificial e o futuro das cidades inteligentes

ia cidades inteligentes economiapr
Foto: Divulgação

Pessoas mais felizes vivem em cidades bem planejadas. A qualidade de vida nos grandes centros urbanos está diretamente ligada à estrutura da cidade: calçadas sem buracos garantem a mobilidade segura de cadeirantes, ruas bem iluminadas oferecem tranquilidade e segurança para quem retorna para casa à noite e sistemas de drenagem eficientes evitam transtornos causados por enchentes.

O conceito de cidades inteligentes surge para atender a essas necessidades, unindo tecnologia e planejamento urbano para criar espaços mais seguros, acessíveis e sustentáveis.

Esse será o foco da 6ª edição do Smart City Expo Curitiba, que acontece de 25 a 27 de março, na Ligga Arena, e traz como tema “Transformando cidades: construindo felicidades”.

O evento reunirá especialistas, gestores públicos e empresários para discutir soluções inovadoras em mobilidade, segurança, infraestrutura e bem-estar.

Uma das temáticas mais esperadas será “Cidades para Pessoas & Bem Estar”, uma trilha que explora como projetar cidades centradas nas pessoas, promovendo bem-estar, inclusão e qualidade de vida por meio de espaços públicos, design urbano e soluções inovadoras.

Nesse contexto, a inteligência artificial surge como uma ferramenta aliada no mapeamento de problemas urbanos, prevenção de riscos e direcionamento de investimentos com precisão.

A Mapzer, empresa brasileira especializada em monitoramento urbano, tem desempenhado um papel fundamental nesse cenário. Com tecnologia capaz de identificar simultaneamente até 32 tipos de irregularidades urbanas, já impactou a vida de mais de 5 milhões de brasileiros.

Seus veículos, equipados com sistemas de visão baseados em IA e conectividade embarcada, processam dados em tempo real, registrando-os em nuvem para análise detalhada.

Esse sistema possibilita que equipes de zeladoria municipal planejem manutenções com mais eficiência, identificando problemas como buracos nas vias, falhas na iluminação pública, acúmulo de lixo, fios soltos e danos estruturais em calçadas.

“Nosso compromisso é transformar dados em soluções concretas, ajudando as cidades a se tornarem mais eficientes, humanas, inclusivas e para todos. A tecnologia não deve ser um fim, mas um meio para melhorar a vida das pessoas”, afirma o Paulo Machado, diretor executivo da Mapzer.

Um exemplo concreto da importância dessa tecnologia foi sua atuação durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024. A Mapzer ofereceu seus serviços gratuitamente para apoiar a recuperação de cidades afetadas, como Porto Alegre e São Leopoldo.

O monitoramento registrou mais de 140 mil ocorrências, incluindo deslizamentos, buracos e descarte irregular de lixo, fornecendo um mapeamento detalhado para que as prefeituras pudessem agir com mais rapidez e eficiência.

Cidades inteligentes e do futuro não são apenas aquelas que adotam alta tecnologia, mas sim as que utilizam inovação para melhorar a vida das pessoas. IA, governança digital e soluções sustentáveis são caminhos para a construção de espaços urbanos mais seguros, acessíveis e inclusivos.

“O Smart City Expo Curitiba é uma oportunidade única para discutir e apresentar soluções que realmente impactam a vida urbana. É fundamental que a academia, gestores públicos e empresas estejam alinhados para criar cidades mais eficientes e sustentáveis”, destaca.

Em 2024, a Mapzer utilizou o evento como palco para apresentar sua tecnologia em modo noturno, destacando sua capacidade de identificar falhas na iluminação pública, como lâmpadas queimadas ou que permaneceram apagadas indevidamente.

Nas últimas cinco edições, o Smart City Expo Curitiba recebeu 54,1 mil visitantes. O evento é organizado pelo iCities, hub brasileiro de negócios em cidades inteligentes, e conta com o apoio da Prefeitura de Curitiba, do Vale do Pinhão e da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap). A área de exposição terá entrada gratuita, mediante inscrição obrigatória.

Compartilhe

Leia também

tecnologia seguranca economiapr

Tecnologia com segurança faz bem à Saúde

itapoa day economiapr

Evento em Cascavel fortalece laços do Porto Itapoá com setores do agro

smart city inovacao economiapr

Smart City Expo Curitiba tem recorde de público e deixa legado de inovação