O Serpro está com um stand de negócios no Smart City Expo Curitiba 2025, evento que promove uma imersão no universo das cidades inteligentes, onde tecnologia, inovação e sustentabilidade se unem para transformar o futuro urbano.
A tiracolo, os analistas de negócio da empresa levam a Cartilha de Transformação Digital para Prefeituras, um catálogo completo que está sendo apresentado aos visitantes da feira, público formado majoritariamente por gestores públicos, startups, especialistas, líderes do setor e entusiastas da transformação digital.
Sediado em Curitiba, o Smart City Expo acontece nos dias 25, 26 e 27 de março, na Ligga Arena, estádio do Club Athletico Paranaense. Neste ano, além do novo local, o evento tem como temática principal “Transformando cidades: construindo felicidade”.
A expectativa é que mais de 20 mil pessoas participem do congresso e da feira de exposições.
No primeiro dia do evento, o diretor de Negócios para Governos e Mercados do Serpro, André Picoli Agatte, realizou a palestra “Do Governo Digital à Cidade Inteligente: Como o Poder Público Pode Apoiar a Revolução Urbana”.
Segundo ele, a construção de cidades inteligentes vai além da adoção de tecnologia – exige governança eficiente, interoperabilidade de dados e políticas públicas estruturadas.
O diretor apresentou o Serpro aos participantes, destacando que a maior estatal de tecnologia do mundo tem trabalhado em eventos dessa natureza, divulgando e conscientizando gestores e ouvindo os problemas locais.
“Com essa iniciativa garantimos uma troca de experiências muito rica, de verdadeiro aprendizado sobre como as coisas acontecem de fato para que nossas soluções atuem em sincronia com o que é importante para o cidadão”, disse.
Agatte apontou que o uso inteligente da tecnologia pode ser o maior aliado dos processos de gestão no atual cenário, em que vivemos uma crise de credibilidade da democracia representativa.
“Junto com uma visão mais estratégica, de mais planejamento e de pensar o município com uma estrutura, a tecnologia pode vir a ser o elo de eficiência entre o cidadão e o poder público”, salientou.
Segundo ele, não pode faltar vontade pública para essa resolutividade.
“O prefeito da cidade pequena trabalha com a demanda batendo na porta, com o problema já na rua. É preciso profissionalizar essa gestão, priorizando a verdadeira demanda de transformação tecnológica e cultural. O futuro é colaborativo, sustentável e digital, não vamos perder tempo. Quem não tiver incluído digitalmente será excluído socialmente”, defendeu.
“Cidades inteligentes começam com decisões inteligentes”, disse André Agatte, que explicou, ainda, a facilidade em contratar o Serpro, que por ser 100% pública, a estatal de tecnologia não precisa passar por processos licitatórios.
“O Serpro quer estar ao lado desse município, que tem dificuldade de contratar, de gerir, e assim minimizar o processo de exclusão através da tecnologia; basta tomar a decisão certa”, apontou.
André Agatte defendeu que o governo federal está desempenhando um papel estratégico ao decidir viabilizar a transformação digital nos entes federativos, promovendo infraestrutura digital segura, regulamentação adequada e soluções inovadoras para estados e municípios.
Desde fevereiro, a empresa está promovendo uma política de incentivo para municípios com até 30 mil habitantes, que têm a oportunidade de avançar na transformação digital e se conectar com o futuro.
É o Prefeitura +Digital, programa que leva cidadania digital e justiça social para todas as regiões do país, oferecendo gratuitamente soluções completas em serviços digitais, comunicação e segurança de dados. Essa iniciativa permite que pequenas cidades modernizem sua gestão, reduzam desigualdades regionais e fortaleçam a relação com seus cidadãos, tornando os serviços públicos mais ágeis, acessíveis e eficientes.
As soluções são divididas em três eixos, para que o programa cumpra seu objetivo de promover um Brasil com mais inclusão, eficiência e justiça.
No primeiro, serviços digitais, o Cidades.gov.br conecta cidadãos às prefeituras, permitindo agendamentos e consultas online, reduzindo atendimentos presenciais e otimizando a gestão.
No eixo comunicação, o Serpro+ oferece armazenamento, comunicação e streaming em nuvem, enquanto o Wan+ garante conectividade segura às aplicações nos datacenters do Serpro.
Já o Neosigner e o SerproID, no eixo segurança, possibilitam assinaturas digitais com criptografia e trilha de auditoria. Essas iniciativas impulsionam a transformação digital e ampliam o acesso aos serviços públicos.