O Smart City Expo Curitiba 2025 encerra sua sexta edição com recorde histórico de público, e profundidade de debates sobre avanços tecnológicos concretos para o desenvolvimento de cidades inteligentes no Brasil.
Nesta edição, foi vivida na prática a temática do evento “Transformando cidades: construindo felicidade” produzindo conhecimento e inovação que irão reverberar na qualidade de vida dos cidadãos pelos próximos anos.
O evento registrou mais de 22 mil visitantes de 25 países e mais de 600 municípios do país marcaram presença. Dentre os presentes, esta edição recebeu tomadores de decisão, profissionais da gestão pública, formadores de opinião, empresários, empreendedores e estudantes de todo Brasil.
A estimativa é que o encontro gere cerca de R$650 milhões em negócios. Além disso, a partir do ingresso solidário foram arrecadados 4,5 toneladas de alimentos que serão destinados à APAE Curitiba.
“Estamos muito felizes com o sucesso dessa edição histórica do Smart City Expo Curitiba. Sem dúvidas, o evento entra em um novo patamar, reforçando a posição de vanguarda de Curitiba no cenário da inovação. Agradecemos a parceria com a Prefeitura de Curitiba, a chancela da Fira Barcelona e todos nossos mais de 140 parceiros e patrocinadores que fizeram esse grande evento acontecer. Reforçamos o nosso compromisso em abraçar a colaboração, a tecnologia e a participação cidadã para construir um futuro urbano mais humano, sustentável e feliz” pontua Beto Marcelino.
Palestrantes renomados
As apresentações realizadas em oito palcos simultâneos receberam 400 palestrantes nacionais e internacionais, como Charles Montgomery, renomado urbanista canadense e autor do livro “Happy Cities”, Márcio Ballas, pioneiro e a maior referência de improviso no Brasil e Edson Yabiku, arquiteto paranaense fundador do estúdio Bridge Arquitetura.
Realização do Primeiro Fórum Econômico Smart Brasil
No Fórum Econômico Smart Brasil aconteceram importantes discussões sobre tendências, desafios e oportunidades para o desenvolvimento econômico nas cidades.
Com a participação de mais de 150 pessoas. Contou com nomes de peso como Marcos Troyjo, economista, sociologista e diplomata, e Tiago Reis, fundador da Suno Gestão Patrimonial.
A intenção do fórum é que este seja apenas o início de um movimento diligente de proposições e ações para impactar e potencializar oportunidades para o futuro das cidades brasileiras.
Centro de Curitiba recebe plano para redesenvolvimento o centro urbano
Inspirado em metodologias ágeis e charretes de arquitetura, o projeto chamado Sprint Urbano teve início há 80 dias e tem como objetivo auxiliar na revitalização dos bairros Centro e São Francisco.
Durante os três dias de evento, foi montado um escritório dentro da Ligga Arena para fomentar discussões sobre projetos de lei, diretrizes e políticas públicas.
No último dia do Smart City Expo Curitiba, o grupo de especialistas recebeu a visita do prefeito Eduardo Pimentel, e apresentou uma prévia do estudo no palco principal.
Durante a visita, Beto Marcelino, sócio-fundador do iCities destacou:
“Nós estamos entregando um grande presente para a cidade. A realização deste Sprint Urbano representa mais um marco em nossa trajetória e estou muito feliz em poder testemunhar o nascimento desse projeto.”
“Agradeço em nome da cidade a todos profissionais pelo trabalho que vocês estão fazendo. Todos os arquitetos, engenheiros, urbanistas, designers, que estão pensando o dia a dia do centro, pois uma das minhas prioridades é o redesenvolvimento desta área.” agradeceu Eduardo Pimentel durante o encontro.
Curitiba recebe a primeira entrega realizada por drone no Brasil
Um dos momentos marcantes do evento foi a realização de um voo simbólico para uma entrega dos Correios direcionada ao prefeito de Curitiba. O voo foi realizado pela Atech, empresa do grupo Embraer que escolheu Curitiba para os testes práticos do software que está desenvolvendo.
O prefeito recebeu o primeiro delivery dos Correios feito por um desses veículos não tripulados. A entrega foi realizada na Ligga Arena, no segundo dia do Smart City Expo Curitiba 2025.
“Queremos estar sempre abertos para essas discussões, ser o fórum de testes importantes. É uma honra e um orgulho de Curitiba ser o piloto desse teste e ter recebido o delivery por drone número um dos Correios”, destacou o prefeito.
Acordo firmado para criação de Hub para GovTechs
O Paraná terá seu primeiro hub de GovTech. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI). Durante o Smart City Expo Curitiba aconteceu a homologação de chamada pública para que o PIT – Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (SP) possa estruturar e gerir a operação.
O hub de GovTech deverá fomentar negócios que criam soluções para órgãos públicos, ao atuar em áreas como saúde, educação, segurança, mobilidade urbana e transparência.
Marcelino, destacou a importância do fomento às tecnologias que irão beneficiar o cidadão e as futuras gerações: “O Smart City Expo Curitiba é um evento que recebe muitos jovens, e nos orgulha saber que esse projeto vai integrar essa nova geração para trazer benefícios para toda sociedade”.
Mobilidade urbana em foco
O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, organizado pela ANTP e Urbs, reuniu mais de 200 participantes em Curitiba.
Durante dois dias de debates sobre o futuro do transporte e trânsito nas cidades brasileiras, abordou temas cruciais como a reformulação da Política Nacional de Mobilidade Urbana, novos modelos de aquisição de ônibus, o andamento do PAC de Mobilidade, segurança viária, fiscalização eletrônica e os riscos da liberação de mototáxis, buscando soluções para os desafios da mobilidade urbana no país.
Já no espaço Tomorrow Mobility, foi explorada a transição para a mobilidade urbana sustentável, destacando tecnologias, integração multimodal, políticas inovadoras e soluções colaborativas que transformam os deslocamentos nas cidades.
Fomento aos novos negócios
O Startup Smart Stage, realizado em parceria com a Fábrica de Startup, conectou 28 startups a potenciais investidores, empresas e governos. O palco projetado para impulsionar soluções para cidades inteligentes, gerou mais de R$80 milhões potenciais investimentos em novos negócios.
O GazzSummit Agro e Foodtech também foi realizado dentro do Smart City Expo Curitiba e explorou a sinergia entre agrotecnologia e cidades inteligentes com palestras, painéis, networking e exposições de startups e empresas.
A próxima edição do Smart City Expo Curitiba já tem data marcada, será nos dias 24 a 26 de março de 2026, também na Ligga Arena, em Curitiba.