Os Correios fizeram a entrega simbólica de uma encomenda transportada por drone, nesta quarta-feira (26), iniciativa inédita no Brasil. \
A ação faz parte do projeto para a criação de “aerovias” de entregas por drone desenvolvido pela Atech, empresa da Embraer responsável pelos sistemas de controle de voo em todo o País, em parceria com a Prefeitura de Curitiba.
A estatal e a Speedbird Aero, fabricante e plataforma de drones, vão contribuir com informações para a realização de testes para desenvolvimento do sistema de controle aéreo, considerando questões técnicas de entrega em uma cidade.
Para o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, esse projeto representa um avanço significativo na modernização do serviço no Brasil.
“Esta iniciativa pioneira dos Correios, em parceria com a Embraer, reforça nosso compromisso com a inovação e a eficiência no transporte de encomendas. Estamos acompanhando de perto esse desenvolvimento, que tem o potencial de transformar a conectividade e a acessibilidade dos serviços postais, levando mais agilidade e tecnologia para a população”, disse.
O superintendente dos Correios no Paraná, Marcos Paulo Paim, ressaltou a importância da participação da estatal no projeto.
“Estamos muito honrados de, assim como Curitiba, ser protagonistas nesse grande projeto. Toda nossa experiência em logística fica à disposição desse projeto para que, num futuro bem próximo, as entregas sejam feitas também por drone”, afirmou.
O drone utilizado na entrega simbólica tem tecnologia 100% nacional e suporta até 35 quilos.
Em respeito à regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a entrega desta quarta-feira foi realizada em rota evitando o fluxo de pessoas, decolando da Praça Afonso Botelho e sobrevoando a Ligga Arena com o uso do sistema BVLOS (sigla para Beyond Visual Line of Sight, em que o piloto não tem contato visual direto com o veículo).
O pouso foi feito com precisão no local previsto na área externa do estádio, onde está a exposição do Tomorrow Mobility, evento dentro do Smart City Expo Curitiba, o qual debate e apresenta soluções para a mobilidade do futuro.
Dois carteiros participaram da entrega da encomenda, na decolagem e no pouso do drone.
A parceria entre a Atech e a Prefeitura de Curitiba, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, foi firmada em novembro de 2024 e, em janeiro deste ano, os Correios foram convidados a integrar o projeto.
Segundo o CEO da Atech, Rodrigo Persico, o projeto prevê várias etapas, entre elas a aprovação em órgãos homologadores, até chegar à definição de “aerovias” e rotas qualificadas e seguras para que os drones façam operações sustentáveis comercialmente.
“O objetivo é conseguir estudar essas rotas, fazer testes pilotos e desenvolver e aprimorar o software”, afirmou.
Ele também ressaltou a importância da parceria com os Correios.
“Ninguém melhor que a empresa mais antiga do Brasil, que tem a maior capilaridade, de trabalhar junto com a gente, dando esse passo a mais na inovação do trânsito de drones”, avaliou.
Os Correios são líderes no segmento logístico e de entrega de encomendas no Brasil e responsáveis pela atividade postal nacional.
Com mais de 360 anos de história e presente em 100% dos municípios do País, a estatal possui a maior infraestrutura logística da América Latina: uma rede de atendimento de mais de 10 mil agências, mais de 8 mil unidades operacionais, 23 mil veículos e 85 mil empregadas e empregados diretos.