Na semana passada, tivemos a oportunidade de acompanhar de perto as inovações e debates apresentados no Smart City Expo Curitiba, o maior evento de cidades inteligentes das Américas. Durante três dias, exploramos soluções e ideias inovadoras voltadas para transformar comunidades em verdadeiras smart cities.
Fiquei feliz ao ver a diversidade de setores envolvidos no ecossistema de inovação: poder público, empresas privadas, instituições, universidades e colégios. O evento foi um exemplo claro de que a inovação não acontece de forma isolada, mas sim por meio de uma rede colaborativa e interconectada.
Tivemos conversas enriquecedoras com grandes players do setor para entender o que o futuro reserva para as cidades inteligentes.
Em um bate-papo com Leandro Castro, diretor executivo de ID e Governo Digital da Valid, ele apresentou um avançado sistema de Business Intelligence que promete revolucionar a gestão de benefícios sociais: o Cartão Ben+, que integra todas as pastas governamentais. Esse único cartão permitirá ao cidadão acessar programas como o Bolsa Família e outros auxílios de forma centralizada.
O Cartão Ben+ é uma solução multibenefício que moderniza e centraliza a entrega de benefícios sociais. Com ele, os municípios tornam a assistência social mais eficiente e inclusiva. E o melhor: quem ganha é o cidadão.
“É uma tecnologia de ponta a ponta. Por meio de um painel inteligente, os gestores municipais podem visualizar como os recursos estão sendo utilizados e aprimorar sua distribuição. A leitura de dados possibilita uma gestão mais proativa, permitindo respostas rápidas às necessidades da população”, explicou.
A solução já está em fase de testes. Nos últimos três meses, mil famílias da cidade de Vinhedo (SP) estão utilizando o cartão, preparando o terreno para uma futura expansão nacional.
Outro destaque do evento foram as soluções de segurança da NEC, que já atua nos principais aeroportos do Brasil, incluindo o de Curitiba, com tecnologia de reconhecimento facial. A multinacional vem ampliando sua atuação em cidades inteligentes com soluções que integram segurança pública, IoT, cibersegurança e eletrificação.
Projetos já implementados em países como Argentina e Chile envolvem milhares de câmeras de monitoramento, reconhecimento facial e sistemas avançados de rastreamento de veículos.
No Brasil, iniciativas como a Muralha Paulista e novos projetos em estados como Pernambuco e Paraná reforçam a crescente demanda por tecnologias que aumentam a segurança e a eficiência urbana, especialmente em regiões estratégicas, como Foz do Iguaçu.
“Temos uma experiência consolidada em projetos de segurança pública e cidades inteligentes, conectando diferentes tecnologias para tornar o monitoramento mais eficiente. Já trabalhamos há mais de 10 anos com esse modelo na Argentina e agora vemos no Brasil um grande potencial, especialmente em áreas de fronteira como Foz do Iguaçu, onde a tecnologia pode ser um diferencial na segurança e gestão urbana”, destacou Elias Reis, Head de Smart Cities da NEC Brasil.
No estande da Dahua Technology, um dos destaques foi um drone de grande porte, com autonomia de 12 horas e capacidade de monitoramento a mais de 100 metros de altura. O equipamento permite a integração de diferentes programas, como reconhecimento facial, câmera térmica e outras soluções avançadas de segurança.
Como bem indagou a gerente de marketing da empresa, Camila Soncini de Araújo:
“Imagina implementar esse drone para a segurança de um evento, por exemplo?”
O evento também apresentou diversas soluções inovadoras, demonstrando como a tecnologia pode transformar a gestão urbana.
Seria uma missão quase impossível citar todas as inovações, mas o Smart City Expo Curitiba foi, sem dúvida, uma experiência futurista — para um futuro que está cada vez mais próximo.
O Smart City Expo Curitiba mostrou que o Brasil está no caminho certo para construir cidades mais inteligentes, eficientes e sustentáveis.
O futuro das cidades está sendo moldado agora, e eventos como este são essenciais para impulsionar essa transformação.