Pesquisar

PR passa a ter Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial

secretaria inovacao parana economiapr
Foto: SEI

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou nesta quarta-feira (2) a lei que altera o nome da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital para Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA).

A mudança, estabelecida pela Lei 22.324/2024 , consolida o Plano de Diretrizes de Inteligência Artificial na Administração Pública e reforça o compromisso do Estado em adotar tecnologias inovadoras para modernizar serviços, aumentar a eficiência e melhorar a qualidade de vida dos paranaenses.

A SEIA assumirá um papel central na promoção de políticas públicas em IA, fomento a parcerias com o setor privado e coordenação de iniciativas que fortaleçam o ecossistema de inovação no Paraná.

Entre suas atribuições estão o monitoramento de projetos, avaliação de tecnologias emergentes e garantia de transparência no uso de ferramentas de IA no setor público.

O plano também inclui questões como ética, transparência e regulação e propõe diretrizes para o uso responsável da IA, em conformidade com princípios éticos e a legislação vigente, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Ele também prevê uma série de medidas para capacitação do corpo técnico, modernização da infraestrutura, estabelecimento de parcerias estratégicas e promoção do ecossistema de inovação no Estado.

“Esta mudança reforça nosso compromisso com a modernização digital, agora com foco estratégico no desenvolvimento e governança de projetos de inteligência artificial. Queremos que o Paraná seja referência nacional nessa área”, afirmou o secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

Como parte das ações para consolidar o Paraná como polo de inovação, o primeiro Hub de GovTechs do Estado começa a operar ainda neste mês no Canal da Música, em Curitiba.

O espaço, que receberá R$ 15 milhões em investimentos ao longo de três anos, será um ambiente de conexão entre governo e startups especializadas em soluções tecnológicas para o setor público.

O hub vai identificar desafios da administração pública e propor soluções inovadoras, muitas delas baseadas em inteligência artificial, como sistemas de atendimento automatizado, análise preditiva para políticas públicas e ferramentas de gestão de dados.

A iniciativa segue modelos bem-sucedidos de países como Reino Unido, Portugal e Estônia, referências em transformação digital governamental.

“O Hub de GovTechs é essencial para desenvolver soluções que melhorem a vida das pessoas. É aqui que startups e governo vão trabalhar juntos para criar serviços públicos mais eficientes e acessíveis”, destacou Canziani.

O Paraná também avança em outras frentes de inovação, como o polo Fábrica de Ideias, no Rebouças, que deve se tornar um grande centro de tecnologia e cultura. A licitação das obras está em andamento.

Compartilhe

Leia também

azul emprestimo economiapr

Franquia do PR comercializa mais de 900 unidades no Brasil

Mulheres tecnologia Economia PR

Estudo aponta setores que lideram contratações de mulheres em TI

Paraná Exportações Economia PR

PR amplia liderança em setores-chave de exportações