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Lançamento do BRDE Labs 2025 conecta empresas e startups para desafios em IA

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Foto: Agência La Imagem

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a HOTMILK, ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, deram início, nesta semana, a mais uma edição do BRDE LABS.

Em 2025, o programa tem como foco a inteligência artificial, conectando startups a grandes empresas para o desenvolvimento de soluções inovadoras. A iniciativa conta com o apoio da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham-Brasil), que auxilia na captação de empresas participantes.

O evento foi realizado no Centro de Realidade Estendida da PUCPR e reuniu representantes das dez companhias âncoras desta edição: 3L Bike Parts, Atlas Eletrodomésticos, Bree, Brose, C.Vale, Grupo Gondaski, Horse, Lojas MM, MGL Mecânica de Precisão e Millpar.

Cada empresa foi apadrinhada por um colaborador do BRDE  que dará suporte ao longo do processo de desenvolvimento das soluções.

Criado em 2020, o BRDE LABS tem como objetivo fortalecer o ecossistema de inovação no Sul do Brasil, capacitando startups e conectando-as a empresas em busca de soluções estratégicas para seus desafios internos.

Desde seu lançamento, o programa já impactou 47 organizações em 31 cidades do Paraná e acelerou 59 startups. Neste ano, os desafios giram em torno da aplicação da inteligência artificial, com um edital de chamamento previsto para maio. Até lá, o foco estará na preparação das empresas para a inovação aberta.

Durante o evento, as empresas participantes conheceram em detalhes o Programa BRDE LABS 2025 Paraná, que tem como finalidade a apresentação de uma Prova de Conceito (PoC) criada por startups para as empresas.

Esse modelo permite testar a viabilidade de soluções antes de sua implementação definitiva. O programa também disponibiliza uma comunidade digital, ferramenta para conexão dos participantes de todas as edições do programa e para divulgação de conteúdos de interesse.

Na abertura, o superintendente do BRDE, Paulo Starke Junior, destacou a importância de fomentar a inovação no setor empresarial.

“Somos o maior financiador de inovação com recursos direcionados no país, mas sabemos que inovar vai além do financiamento. Criar um ambiente propício ao desenvolvimento é essencial para gerar soluções transformadoras”, afirmou.

Ele ressaltou ainda que a colaboração entre clientes, parceiros e empresas é fundamental para fortalecer a conexão entre startups, universidades e o mercado.

A perspectiva de inovação também foi enfatizada por Marcelo Moura, diretor da HOTMILK PUCPR.

“O programa impulsiona o desenvolvimento em todo o Paraná e abriu caminho para a criação de iniciativas similares, promovendo não apenas a pesquisa, mas também a conexão com o mercado dentro da economia 4.0”, disse.

Um dos temas centrais abordados por Moura também foi a aplicação da inteligência artificial nos negócios. O diretor destacou que a IA já faz parte da realidade do mercado e que sua incorporação aos produtos e serviços pode trazer ganhos expressivos em eficiência e agilidade.

A 3L Bike Parts, uma das âncoras desta edição, conheceu o BRDE LABS em um evento realizado em 2024. Paulo Henrique Valasque, diretor de engenharia da empresa que tem foco na produção e comercialização de componentes para bicicletas de alta performance, conta que o interesse foi imediato, levando a participar da iniciativa.

“Muitas vezes estamos tão focados no dia a dia da empresa que não percebemos o vasto mundo de inovação ao nosso redor. Estar nesse ambiente, junto a outras companhias, nos mostra quantas oportunidades estão surgindo e como podemos adotar novas ferramentas para otimizar desde a rotina até aspectos que impactam significativamente o nosso negócio”, ressalta.

Empresas veteranas no programa, como Bree, Brose e C.Vale, também reafirmaram os benefícios da iniciativa. Alessandra Anami, gerente de engenharia, laboratório e SGI da Bree, destacou que a participação permite ampliar o conhecimento sobre inteligência artificial e implementar soluções inovadoras.

“O programa nos conecta com o que o mercado está fazendo e amplia nosso conhecimento sobre inteligência artificial. Com isso, ganhamos em dois aspectos: primeiro, por meio dos treinamentos e capacitações que aceleram nosso aprendizado, e segundo, pela oportunidade de solucionar um problema de maneiras que, muitas vezes, nem imaginávamos”, explicou.

Bruno Schwarzer, gerente de Inovação e Hub de Descarbonização da Amcham-Brasil, reforçou a relação entre inovação e negócios.

“O foco em resultados é um grande diferencial da inovação que estamos promovendo por meio do programa. Acreditamos que o próximo passo é a colaboração entre empresas, não necessariamente do mesmo setor, mas que compartilham uma cultura e objetivos comuns, visando alcançar mais resultados por meio da inovação e sustentabilidade”, afirmou.

A programação do evento contou com palestras sobre novas estratégias e inteligência artificial. Rafael Bispo, gerente de Inovação da Schwarz, empresa referência em excelência em forjamento de alumínio, abordou “Inovação e estratégias: como utilizar dados para crescer e inovar”, enquanto William Mazza, gerente de inteligência artificial na Motorista PX, negócio com foco em contratação e suporte no segmento de transporte e logística, falou sobre “Desafios na aplicação de IA e como se preparar para a transformação”.

Os participantes também visitaram o Centro de Realidade Estendida da PUCPR, um espaço imersivo projetado para aproximar a comunidade acadêmica das novas tecnologias.

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