Search

Qual será o impacto da Reforma Tributária?

reforma tributaria capital economiapr
Foto: Divulgação

A Reforma Tributária, regulamentada em janeiro deste ano, exige que as empresas se ajustem a um novo contexto fiscal.

Para falar da importância do tema e dessa urgência de adaptação, a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR) realizará uma palestra no dia 29 de abril, na Hotmilk, sobre o tema. O palestrante é Lucas Ribeiro, CEO da ROIT e idealizador da Revista e do Portal da Reforma Tributária.

O evento é voltado para associados da entidade, bem como contadores, profissionais responsáveis pela área fiscal das empresas e diretores.

A ideia é tratar do tema de modo educativo, mas também com debates entre os especialistas sobre as perspectivas práticas da reforma tributária, além de proporcionar uma análise dos principais desafios que a reforma pode trazer, bem como das oportunidades que ela pode gerar para a economia, as empresas e os cidadãos.

Segundo levantamento da ROIT, empresa que desenvolve soluções utilizando inteligência artificial e automação avançada, 85% das organizações (das mais de mil analisadas) foram classificadas com grau de risco elevado, indicando que estão totalmente despreparadas para os impactos da reforma. 

“Em um ambiente de mudanças tão profundas como o trazido pela reforma tributária, a falta de preparo pode ser fatal. Empresas despreparadas arriscam sofrer aumento de custos, perda de competitividade e até multas. Por isso, é de extrema importância que, agora, o empresário, o contador e o CEO estudem o tema e estejam realmente preparados para as mudanças. Por isso, o evento tem como proposta ser um auxílio ao empresário na tomada de decisão para os planejamentos futuros do negócio”, analisa Ribeiro, que participa ativamente da construção da reforma no Senado Federal e na Câmara. 

Para o presidente da Assespro-PR, entidade realizadora do evento, a palestra visa abordar o tema de forma descomplicada, principalmente para mostrar aos empresários que a Reforma é algo que merece atenção, em especial no setor de TIC.

“Diante de tantas regulações, a tecnologia se torna indispensável para as empresas avaliarem sua adequação, e nada melhor do que trazermos o Lucas para falar sobre o tema. Além disso, como entidade que representa o setor de TI, precisamos estar debruçados sobre a metodologia que a Reforma exige, bem como entender os impactos dela para o nosso setor também”, pontua o presidente da Assespro-PR, Adriano Krzyuy.

A reforma tributária começa a vigorar em 2026, gradativamente. Até 2033, todas as mudanças deverão estar implementadas; as empresas devem estar aptas não somente a atuar em um cenário de novas regras, mas, principalmente, a passar por esse período de transição, já que, nos próximos oito anos, o antigo e o novo modelo estarão simultaneamente em vigência.

Compartilhe

Leia também

integracao dados meteorologicos economiapr

Empresas anunciam integração para oferecer soluções para a agricultura

tendencia inovacao tecnologia economiapr

6 Tendências de Inovação e Tecnologia para 2025: o que vai impulsionar os negócios?

boletim investimento economiapr

Boletim Investimento em Foco destaca robustez dos dados econômicos do PR