Pesquisar

Seguro Garantia cresce 47% no PR, com expectativa de crescer ainda mais

seguro garantia economiapr
Foto: Putilich de Getty Images/Canva

A procura pelo Seguro Garantia no estado do Paraná, projetada com base no aumento da arrecadação do produto, cresceu 46,9% 2024, na comparação com 2023, atingindo a cifra de R$178,83 milhões, com base em dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).

Na avaliação do presidente da comissão Crédito e Garantia da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), Roque Melo, o bom desempenho no estado do Paraná se deve ao aumento no número de garantias tradicionais, sobretudo decorrente de contratações públicas na região.

Segundo ele, com a entrada em vigor da Lei 14.133/21, conhecida como a Nova Lei de Licitações, a perspectiva é de que o crescimento seja ainda maior nos próximos anos, especialmente ante a tendência de aumento na busca pelo seguro garantia com cláusula de retomada.

O estado do Paraná, inclusive, foi um dos pioneiros na adoção da cláusula de retomada prevista na Nova Lei de Licitações, incluída pelo DER/PR no contrato para restauração e obras da rodovia PR-151, no trecho entre as cidades de Ponta Grossa e Palmeira.

A cláusula de retomada prevê que, em caso de inadimplência da construtora, a seguradora contratada assuma a responsabilidade de concluir a obra.

“O seguro garantia é o carro-chefe dos seguros quando falamos de grandes obras, e tende a ser a melhor opção na esteira das obras que vão se tornando realidade com o avanço do Novo PAC e dos editais de Parcerias Público-Privadas”, afirma.

Pela Nova Lei de Licitações, o Seguro Garantia pode cobrir até 30% do valor de um contrato, com a cláusula de retomada da obra.

De acordo com o vice-presidente do Sindseg PR/MS, Mauro Frogel, além do aumento das obras de grande vulto envolvendo a duplicação de rodovias em todo o interior do estado, o bom desempenho do Seguro Garantia no Paraná também é fruto de um melhor entendimento por parte das empresas da região a respeito da utilização do seguro garantia, nas discussões de processos judiciais, que é uma opção menos onerosa frente a outras opções de garantia, como por exemplo o dinheiro, penhora de bens e às cartas fiança, pois são opções que envolvem a mobilização de capital ou bens.

O Glossário do Seguro da CNseg explica que o produto como é destinado a empresas que necessitam apresentar garantias para instituições dos governos Federal, Estadual e Municipal e garante a indenização pelo não cumprimento de diversos tipos de contrato, como, por exemplo: execução de obras e projetos, fornecimento de bens e equipamentos, prestação de serviços, qualidade dos serviços prestados, concorrências e licitações.

A contratação do seguro ocorre mediante um contrato principal entre o órgão público segurado (que encomenda uma obra, produto ou serviço) e aquele (referido em contrato como sendo o tomador) que será o responsável pela entrega/realização do serviço ou produto.

Compartilhe

Leia também

alta performance mental economiapr

Curitiba recebe treinamento inédito sobre alta performance mental para vendas

sebrae delas economiapr

Caravana Sebrae Delas reúne 575 empreendedoras em Curitiba

itaipu esg economiapr

Itaipu Binacional lidera ranking setorial de boas práticas ESG