Imagine fazer um happy hour no descolado Chelsea Market e na sequência pegar o metrô até a Times Square para conferir um dos pontos turísticos mais visitados do mundo! Foi pensando em reproduzir esse ambiente e essa sensação nos visitantes que foi projetado o New York Food Lounge.
Inspirado nos mercados e complexos gastronômicos mais charmosos do mundo e ambientado na Big Apple, o New York Food Lounge promete trazer um espaço diferenciado para moradores de Balneário Camboriú e turistas que visitam a cidade.
Serão 26 bares e restaurantes, entre outros serviços de alimentação, selecionados para oferecer um mix variado de opções aos clientes. O empreendimento fica na esquina das avenidas Brasil e Alvin Bauer, por onde circulam mais de 12 mil pessoas todos os dias.
A empresária paranaense Ana Paula Conti Bastos — sócia-proprietária do New York Food Lounge junto com o marido, Carlos Nacli — investiu R$ 4 milhões em obras. O empreendimento todo, com o imóvel, é avaliado em mais de R$ 50 milhões.
Os trabalhos devem ser concluídos em maio, quando será liberada a entrada dos locatários para a instalação das lojas.
“Ainda estamos selecionando os operadores. Estamos recebendo muitas propostas, mas queremos oferecer uma experiência diferenciada e, ao mesmo tempo, uma boa variedade de restaurantes para que seja possível atender todos os gostos e bolsos. A ideia é dar preferência para empresas dos estados do sul, negócios mais regionais e que tragam projetos inovadores, diferente de grandes redes”, explica Ana Paula.
A inauguração está prevista para julho deste ano, acompanhando as diversas programações em comemoração aos 400 anos da cidade que nunca dorme. O complexo terá 1.600 m², acessos pelas duas avenidas (Brasil e Alvin Bauer), duas lojas no térreo e 24 no primeiro andar.
O empreendimento, com capacidade para 350 pessoas sentadas, conta também com espaço kids, área de delivery para agilizar a entrega de pedidos das operações a motoboys, e estacionamento coberto.
O projeto é assinado pelo arquiteto Rafael Marcondes, do Studio(041), de Curitiba, em parceria com arquiteto Arthur Massarelli, do Studio AM, de Balneário Camboriú.
Os donos do NY Food Lounge prometem que entrar no local será como sentir um pouco da atmosfera da Big Apple sem sair de Balneário Camboriú. Na área externa, um painel de LED gigante, com 5 andares de altura e 110m² de área, deve transformar a movimentada esquina da cidade catarinense na Times Square Brasileira.
A ideia central é permitir que pedestres e frequentadores do complexo gastronômico possam interagir e “se enxergar” na tela. Qualquer pessoa poderá propor conteúdos e anúncios por meio de um aplicativo.
Além disso, os ambientes do complexo terão letreiros, a sinalização e os tijolinhos brancos, chamados de subway tiles, idênticos aos utilizados nas estações de metrô, por exemplo.
A iluminação, decoração e mobiliário seguem os padrões e referências dos mercados, bares e restaurantes da região do Meatpacking District, Chelsea Market e a High Line.
Em todos os espaços, elementos lembram as instalações artísticas presentes por toda a cidade de Nova Iorque. Um painel utilizando a técnica do grafite fará uma alusão ao Bronx e ao Harlem, bairros onde esse tipo de arte urbana foi criado.
“Nós queremos que as pessoas se sintam numa viagem internacional, vivenciam um pouco do que Nova Iorque oferece a quem frequenta locais semelhantes”, conclui Ana Paula.