Search

Orpec completa 60 anos de pioneirismo e inovação na construção civil

orpec economiapr
Foto: Tiko-Siniski

Neste mês de abril a Orpec completa 60 anos de contribuição com o setor de construção civil do Brasil. A empresa paranaense, especializada em soluções e projetos de estruturas tubulares, andaimes e escoramentos, participou de obras históricas como o monumental projeto da Itaipu Binacional, o Gasoduto Bolívia-Brasil e a duplicação da BR-116. 

“Somos os primeiros a entrar e os últimos a sair do canteiro de obras”, aponta o diretor de operações da Orpec, Julio Mouro.

A empresa fornece uma variedade de serviços como os escoramentos metálicos e andaimes, componentes essenciais para garantir segurança, estabilidade e eficiência em obras de qualquer porte.

“Nossos produtos são a espinha dorsal de projetos de grande escala em todo o país. Afinal, são eles que mantém em pé as maiores obras da engenharia como arranhas-céus, portos, viadutos ou hidrelétricas”, explica Mouro

A Orpec atua em serviços industriais, infraestrutura, edificações e grandes eventos. O parque fabril de 72 mil m², possui uma capacidade instalada de 300 toneladas por mês e a fabricação de uma escora a cada três minutos.

Localizado em Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba, no Paraná, abriga 250 colaboradores diretos. 

 A carteira de clientes da Orpec é formada por engenheiros e construtoras no Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul, sendo que cerca de 70% da sua receita vem do setor industrial. 

Essas obras, voltadas para a instalação e operação de atividades produtivas, como fábricas, usinas, centros logísticos e galpões industriais, exigem uma infraestrutura mais reforçada e envolvem máquinas pesadas, estruturas metálicas de grande porte e instalações complexas, exigindo até mesmo mão-de-obra mais qualificada, além de protocolos rigorosos de segurança.

Desde que surgiu, em 1965, a inovação, o respeito e o comprometimento fazem parte do dia a dia da empresa e são legados deixados por seu fundador, Rubens Oswaldo Szezesniak.

Ele viajou mundo afora para conhecer as tecnologias mais modernas do mercado e adaptou-se à realidade brasileira. Inclusive, a Orpec foi uma das primeiras empresas do sul do país a utilizar andaimes metálicos, produzidos sob medida para cada projeto.

A empresa fornece ainda acessórios metálicos, usados para dar suporte, sustentação e acabamento às construções

O metal proporciona alta resistência, durabilidade e versatilidade, permitindo projetos mais eficientes e sustentáveis.

“São muitas as vantagens do metal na construção civil. Além da resistência à corrosão, pode ser reciclado, reduzindo o impacto ambiental. Para as construtoras, ele traz praticidade na montagem rápida, otimiza os prazos e custos e suporta grandes cargas, sem comprometer a integridade da obra.” 

Além de produtos projetados para atender às necessidades específicas de cada projeto com segurança máxima e eficiência operacional, a Orpec oferece ainda locação de andaimes: uma alternativa para otimizar o orçamento sem comprometer a segurança da obra. 

No ano em que completa seis décadas, a Orpec lançou no mercado mais um produto inovador: o Alupec. O sistema é exclusivo para o escoramento de lajes maciças, planas e protendiadas, e alia alta resistência, agilidade e economia em cada etapa da obra. 

Entre os benefícios do Alupec destacam-se o sistema de encaixe rápido, que facilita a montagem sem a necessidade de usar ferramentas especiais; o cabeçote rebatível (drop-head), que reduz etapas na cadeia produtiva e aumenta a produtividade; a compatibilidade com torres multidirecionais, uma solução ágil para pé direito duplo; e painéis complementares, que oferecem ajuste preciso e redução no uso de formas de madeira. 

Julio Mouro enfatiza que o Alupec pode ser facilmente manuseado pelos colaboradores da indústria da construção civil.

“É leve e a montagem é intuitiva. Já para as construtoras o produto oferece um ótimo custo benefício, sobretudo porque promove ganho de produtividade. Para se ter uma ideia, quatro colaboradores conseguem fazer 40 m² por hora e finalizar quatro lajes por mês”, destaca. 

Compartilhe

Leia também

alimenta parana economiapr

Alimenta 2025 reforça protagonismo do PR na indústria de proteína animal

exportacao parana economiapr

Exportações paranaenses somam US$ 5,3 bi no primeiro trimestre de 2025

fintech senai economiapr

Fintech do PR vai integrar o Programa Nacional de Inteligência Artificial do Senai