Search

Startup curitibana mira expansão para gigantes do e-commerce nacional

seconds economiapr
Foto: Thiago Trincas

Criada sem investimento externo e com capital 100% próprio, a startup curitibana Seconds tem se destacado como uma das empresas mais inovadoras do país no ecossistema de tecnologia para Marketplaces.

Fundada em 2018, a empresa desenvolve uma plataforma de gestão estratégica voltada para vendedores deste segmento e se destaca por oferecer uma solução com foco em lucratividade líquida e performance dentro dos principais marketplaces, sendo especialista em Mercado Livre a maior plataforma de vendas da América Latina.

Hoje, a Seconds já gerencia mais de 51 milhões de anúncios, monitora mais de 600 mil concorrentes e registra, em média, R$ 900 milhões em transações mensais por meio de sua tecnologia.

Em 2024, o volume total movimentado pelos clientes da plataforma ultrapassou os R$ 12,3 bilhões, evidenciando o impacto direto da solução sobre a profissionalização do segmento.

A tecnologia da empresa oferece mais de 45 funcionalidades, incluindo análises de mercado e de compra em tempo real, precificação inteligente, gestão de anúncios, indicadores financeiros e compatibilidade para autoparts, proporcionando uma solução completa para o setor.

Todas essas funcionalidades têm atraído tanto vendedores de pequeno e médio porte quanto grandes operações que buscam escalar com eficiência.

Um dos principais diferenciais da plataforma é a utilização de dados para otimizar o posicionamento dos anúncios nos algoritmos de busca e recomendação, elevando a visibilidade do vendedor e impulsionando a conversão em vendas.

“O mercado brasileiro de marketplaces é extremamente competitivo e dinâmico. O que a Seconds entrega vai além da automação: oferecemos inteligência aplicada ao negócio do vendedor, que passa a operar com estratégia, previsibilidade e foco em margem real de lucro”, destaca Thiago Trincas, CEO da empresa.

Com crescimento sustentado nos últimos cinco anos, a Seconds inicia 2025 com uma movimentação estratégica: além do domínio sobre o Mercado Livre, onde já é referência, a empresa se prepara para integrar sua tecnologia aos principais marketplaces do Brasil — incluindo, Amazon, MadeiraMadeira, Magalu, Shein, Shopee.

A expectativa é consolidar-se como um hub de inteligência para vendedores multicanal, atendendo às necessidades específicas de cada plataforma, mas mantendo o foco central em resultados mensuráveis e sustentáveis.

Um dos aspectos mais destacados da trajetória da Seconds é a ausência de aporte externo. A startup fundada por Leonardo Vilar e Greyce Minatti nasceu e cresceu com recursos próprios, o que garantiu independência estratégica e um modelo enxuto, baseado na entrega contínua de valor para seus clientes.

“A Seconds é resultado de uma construção sólida, feita com os pés no chão e os olhos voltados para o futuro. É possível crescer sem queimar etapas e mantendo o cliente como centro da operação. Isso nos permitiu validar o modelo, escalar a tecnologia e ganhar espaço com consistência”, afirma Trincas.

Em 2025, a empresa investiu mais de um milhão de reais em ações de posicionamento, com foco em eventos, treinamentos e parcerias estratégicas.

A participação confirmada nos principais eventos do segmento do país, é parte dessa movimentação — e será a oportunidade de apresentar ao público do setor a tecnologia por trás de um dos cases mais promissores da economia digital nacional.

Compartilhe

Leia também

inteligencia comercial economiapr

Empresas investem em inteligência comercial para acelerar vendas

programa desenvolvimento economiapr

Programas ajudam a inserir mulheres em grandes indústrias no PR

mega economiapr

Projeto de empreendedorismo gratuito oferece capital para empreendedores