Pesquisar

Boticário lança embalagem sustentável e evita emissões de gases de efeito estufa

embalagem sustentavel boticario economiapr
Foto: Divulgação

Em sua incessante busca por oferecer soluções cada vez mais sustentáveis aos seus consumidores – que ocupam posição central no modelo de negócio, o Grupo Boticário dá um passo pioneiro no mercado nacional com uma nova embalagem de aerossol feita com alumínio e materiais reciclados pós-consumo.

Desde seu lançamento, no final de 2023, a iniciativa já evitou mais de 240 toneladas de emissões de dióxido de carbono e a geração de mais de 100 toneladas de resíduos de alumínio, reforçando o compromisso da companhia com sua sólida jornada de agenda ESG.

Este marco foi alcançado graças à parceria com a Trivium Packaging, multinacional especializada na produção de embalagens metálicas para diversos setores.

A solução obtida em conjunto reflete o compromisso do Grupo Boticário em fomentar soluções que impactam verdadeiramente o meio ambiente, oferecendo, cada vez mais, produtos que unem qualidade, design e responsabilidade ambiental.

Para isso, a nova embalagem foi desenvolvida pelo time de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário, com um design otimizado que resultou em um recipiente mais leve, reduzindo a geração de resíduos após o consumo.

Essas medidas levaram a uma redução de 6% na pegada de carbono do produto. Além disso, a composição da nova embalagem contribui para a diminuição da necessidade de extração de matéria-prima da natureza, como a bauxita, promovendo a economia circular ao reutilizar materiais que, de outra forma, poderiam ser descartados no meio ambiente.

Para Gustavo Dieamant, diretor executivo de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário, a nova embalagem vai além da inovação ao combinar alumínio reciclado pós-consumo (PCR) com um verniz BPA-free, livre de bisfenol, proporcionando mais segurança durante o uso, uma vez que o BPA-free é amplamente utilizado no setor alimentício, reforçando sua qualidade e confiabilidade.

“Temos orgulho em liderar uma inovação inédita no Brasil: a combinação de uma liga de alumínio avançada com verniz livre de bisfenol. Essa conquista é fruto de intensa pesquisa e investimento em tecnologia, em parceria com a Trivium, em sua unidade na Argentina, já que a solução ainda não é produzida localmente. Mais do que um avanço técnico, representa um impacto ambiental positivo ao oferecer uma alternativa mais sustentável para embalagens. Impulsionar mudanças está em nosso DNA — acreditamos que o desenvolvimento sustentável é o único caminho possível. É nosso dever e compromisso contribuir ativamente para a construção de uma Beleza com Futuro”, afirma Gustavo.  

A embalagem foi projetada para manter a qualidade e a eficiência do produto, ao mesmo tempo em que prioriza práticas mais sustentáveis.

A iniciativa é parte da estratégia do Grupo Boticário em atingir metas audaciosas de sustentabilidade, que incluem a redução de sua pegada de carbono e o fortalecimento da reciclagem em toda a cadeia produtiva.

Os consumidores já podem encontrar os produtos com as novas embalagens sustentáveis em todos os produtos das linhas de Aerossol (75g/90g e 150g), Linha Splash (200ml), Linha Espuma (200ml/190g) e em outros SKUs, como shampoo a seco e desodorante íntimo.

O Grupo Boticário tem direcionado esforços para fortalecer a economia circular em toda a sua operação. Segundo o 12º Relatório ESG da companhia, divulgado em 2024, os novos produtos cosméticos já incorporam pelo menos um atributo sustentável, seja na formulação ou na embalagem.

A empresa também lidera o maior programa de logística reversa do setor de beleza e cosméticos no Brasil, com 4,5 mil pontos de coleta espalhados pelo país, responsáveis por reciclar cerca de 35% dos resíduos gerados pelas embalagens. A meta é ampliar esse índice para 45% até 2030.

Outro destaque é o projeto Estação Preço de Fábrica, que impacta diretamente a cadeia de reciclagem das embalagens pós-consumo. Desde seu lançamento, em 2021, mais de 2,3 mil toneladas de resíduos foram recolhidos e destinados à reciclagem.

Compartilhe

Leia também

hileia em movimento economiapr

Curitiba terá feira de negócios exclusiva para mulheres

hooh natal economiapr

Plataforma prepara operação para atender público nos eventos natalinos

azul emprestimo economiapr

Franquia do PR comercializa mais de 900 unidades no Brasil