Search

Como a inteligência artificial pode transformar as cidades brasileiras

gestao publica futuro economiapr
Foto: Divulgação

A gestão pública no Brasil enfrenta um dos maiores desafios do século XXI: como tornar as cidades mais eficientes, seguras e sustentáveis diante de uma urbanização crescente e problemas estruturais complexos?

Muitos municípios ainda dependem de métodos manuais e processos burocráticos, que resultam em altos custos e demora na execução de soluções.

No entanto, com o avanço da tecnologia e o uso cada vez mais frequente de dados e inteligência artificial entre as gestões, as prefeituras podem agora transformar a administração pública e tornar as cidades mais eficientes e seguras. 

Neste cenário, a Mapzer, empresa brasileira pioneira em soluções de IA para otimizar a gestão pública, tem sido uma grande aliada dos gestores no enfrentamento de problemas urbanos com mais agilidade e precisão.

“A transformação digital na gestão pública brasileira é urgente. A tecnologia não é mais uma opção, mas uma necessidade para tornar as cidades mais inteligentes e eficientes. Não podemos mais depender de processos manuais e lentos para identificar e resolver os problemas urbanos. Com a inteligência artificial, os gestores públicos podem agir de forma proativa, imediata e preventiva, melhorando a qualidade de vida da população, reduzindo custos e melhorando a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos”, explica Paulo Machado, diretor executivo da Mapzer.

Em situações de crise, por exemplo, o uso de IA na gestão urbana tem sido fundamental, como no caso das enchentes do Rio Grande do Sul em 2024, quando a Mapzer ofereceu seus serviços gratuitamente para mapear as cidades atingidas, como Porto Alegre e São Leopoldo, e registrou mais de 140 mil ocorrências, incluindo descarte irregular de lixo e danos na infraestrutura urbana, como buracos e deslizamentos, contribuindo para a recuperação das cidades.

Por meio de sua plataforma, a Mapzer é a única brasileira capaz de monitorar, simultaneamente, até 32 tipos de irregularidades urbanas. Com essa tecnologia, a empresa já impactou diretamente a vida de mais de 5 milhões de brasileiros, identificando simultaneamente problemas como buracos nas vias, fios soltos, acúmulo de lixo, falhas na iluminação pública, entre outros. 

“A tecnologia tem sido uma aliada estratégica na gestão pública e está auxiliando na revolução silenciosa de muitas cidades, trazendo uma melhor qualidade de vida sem sobrecarregar o orçamento dos municípios. Um dos maiores benefícios  para a administração pública têm sido a capacidade de atuar preventivamente, em vez de apenas reagir a emergências. O monitoramento da zeladoria urbana, por exemplo, oferece um diagnóstico em tempo real, permitindo que os gestores planejem ações estratégicas e evitem problemas antes que eles se agravem”, completa.

Além de atuar em situações emergenciais, a empresa possibilita um monitoramento contínuo das cidades, garantindo cobertura de 100% do perímetro urbano e auxiliando na manutenção preventiva da infraestrutura local.

Os veículos são equipados com um sistema de visão que utiliza IA e conectividade embarcadas que processam os dados em tempo real e registram os dados em nuvem para acesso e posterior análise dos dados coletados, permitindo que as equipes de zeladoria planejem ações de manutenção com mais eficiência.

Esse tipo de monitoramento pode ser aplicado em diversas áreas da administração pública, como mobilidade urbana, segurança, meio ambiente e infraestrutura.

A Mapzer têm mostrado que a tecnologia não é apenas uma ferramenta, mas uma aliada na criação de soluções sustentáveis e eficientes para as cidades. Ao integrar dados e inovação no dia a dia da gestão pública, as prefeituras estão transformando suas abordagens para questões complexas da administração.

“A chave para o sucesso está em enxergar a tecnologia como um motor de mudança, capaz de não apenas resolver problemas de forma mais eficiente, mas também antecipar desafios e preparar as cidades para um futuro mais inteligente e resiliente”, conclui Paulo Machado.

Compartilhe

Leia também

programa desenvolvimento economiapr

Programas ajudam a inserir mulheres em grandes indústrias no PR

mega economiapr

Projeto de empreendedorismo gratuito oferece capital para empreendedores 

construcao em madeira economiapr

Maior evento de construção em madeira chega a Curitiba