Search

ScaleUp inBrazil inicia quinta edição com imersão de startups estrangeiras

programa scaleup economiapr
Foto: Peshkova de Getty Images/Canva

Buscar mais tecnologia e inovação para o Brasil para diversos setores de tecnologia, desde soluções sustentáveis para reduzir a pegada de carbono, passando por combate a fraudes até robôs médicos.

Esta é a meta do ScaleUp inBrazil, programa de atração de startups internacionais da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), que iniciou nessa segunda-feira (05) a sua quinta edição com 15 startups de três países em São Paulo.

O programa tem o apoio das agências parceiras JETRO (Japão), Enterprise Singapore e Missão Econômica de Israel. A Finlândia acaba de aderir e irá participar a partir de 2026. Desde o início do programa, em 2019, foram mais de 130 empresas que contribuíram para o ecossistema de inovação brasileiro.
 
Na edição de 2025, o programa traz ao Brasil nove empresas israelenses, quatro japonesas e duas singapurenses de alta tecnologia interessadas em iniciar os negócios expandir suas operações para o país. 

A missão de imersão ocorrerá entre os dias 5 e 23 de maio, com visitas a São Paulo, São José dos Campos, Campinas, Florianópolis e Curitiba.

Está prevista uma série de atividades, desde a abertura oficial no escritório ApexBrasil em São Paulo, passando por um Demoday em Curitiba no formato “Shark Tank” até a cerimônia de encerramento da missão com pitches finais das startups e entrega de certificados na capital paulista.
 
Além das agendas em São Paulo e Curitiba, as startups irão participar de eventos em São José dos Campos, Florianópolis e Campinas, como visitas a Parques Tecnológicos, encontros de negócios e compromissos institucionais.

A abertura no em São Paulo foi marcada pelos treinamentos de “pitches”, quando as empresas receberam insights sobre o mercado brasileiro e as estratégias para se estabelecer no contexto tecnológico brasileiro.

Elas tiveram apenas três minutos para apresentar sua solução de forma clara, eficiente e precisa, com o objetivo de atrair mais parceiros, clientes e conexões para viabilizar suas soluções no Brasil.
 
A gerente de Investimentos da ApexBrasil, Helena Brandão, ressalta a importância do ScaleUp inBrazil para atrair parceiros de países que são referência em novas tecnologias e buscam no Brasil um mercado rentável para suas soluções.

“Recebemos startups estrangeiras, de Japão, Israel e Singapura para passar três semanas no Brasil em cinco cidades diferentes conhecendo nosso ecossistema, o que temos de mais inovador, conhecendo os investidores e possíveis parceiros. O objetivo é que essas empresas abram sua operação no Brasil e invistam no país. A grande novidade é que ano que vem a Finlândia também se juntará ao programa trazendo também startups ao nosso país.”

Para a superintendente executiva da ABVCAP, Ângela Ximenes, a colaboração com a ApexBrasil no ScaleUp potencializa os efeitos da iniciativa na economia e potencial de inovação do país.

“A ABVCAP tem uma parceria de 15 anos com a ApexBrasil, e essa parceria inclui, além de trazer investimentos internacionais para o país, fomentar a inovação trazendo empresas que podem se estabelecer no Brasil e fazer conexões com as empresas brasileiras. Esperamos que isso traga mais negócios para o país e mais empregos para as empresas brasileiras, que essas empresas se estabeleçam aqui e criem vínculos definitivos com o país.”

A Finlândia é a nova integrante do ScaleUp e iniciará sua participação a partir de 2026, embora já acompanhe a imersão deste ano como observadora por meio da Business Finland, agência responsável por auxiliar na internacionalização de empresas do país.

“Temos muitas parcerias de ganhos mútuos entre Brasil e Finlândia. O Brasil é um mercado enorme, uma grande oportunidade para as empresas finlandesas médias e pequenas. Este programa é uma ótima ferramenta para juntar os dois lados. Vemos muito potencial para a Finlândia em temas como saúde digital, tecnologias educacionais e de energia limpa. Temos realmente um match enorme com o Brasil nessas áreas”, afirma Heidi Virta, diretora de América Latina da Business Finland.

Segundo Roberto Leon, CEO Brasil do grupo israelense Ewave, o ScaleUp é uma oportunidade de expandir os negócios no país e buscar parceiros para trazer a inovação para o mercado brasileiro.

“A Ewave é um grupo israelense que está trazendo para o Brasil o Commbox, que é uma ferramenta multicanais para clientes, funcionários e fornecedores. O ScaleUp para nós é fundamental porque já atuamos no Brasil, mas esse programa nos ajuda a encontrar clientes para nossa nova plataforma, além de fazer networking na área de inovação. Temos três semanas de uma programação extensa e espero que tenhamos bons resultados para trazer a solução para o Brasil.”

As soluções apresentadas pelas empresas de Israel, Japão e Singapura são voltadas a diferentes setores de tecnologia para tratar de questões variadas.

Por exemplo, uma alternativa apresentada por uma startup japonesa promete melhorar o ar das grandes cidades com neutralizadores de carbono, enquanto o projeto israelense tem a meta de usar filtros especiais para reutilização de recursos hídricos.

Também de Israel, foi apresentada uma proposta de robôs médicos projetados para aumentar a precisão de cirurgias, além disso, as startups apresentaram ideias para otimizar o atendimento de clientes por IA para proporcionar uma melhor experiência ao usuário, além de soluções para garantir mais segurança e prevenir golpes, que são hoje um grande problema enfrentado por brasileiros de todas as idades.

Compartilhe

Leia também

hibrido eletrico economiapr

Alta de veículos híbridos e elétricos acelera demanda por mão de obra qualificada

condor nova russia ecnomiapr

Condor Nova Rússia ganha investimento de R$ 4 mi em modernização completa

ligga deficiencia economiapr

Ligga Telecom abre banco de talentos para pessoas com deficiência em todo o PR