Pesquisar

Typcal e Allbiom constroem primeira fábrica Latam de fermentação de micélio

typcal allbiom economiapr
Foto: Marcelo Ribeiro

A Typcal, primeira foodtech da América Latina a trabalhar com fermentação de micélios, se uniu à Allbiom, empresa nacional especializada em produção de biorreatores, para construir a primeira fábrica de fermentação de micélio para alimentos no mercado latino-americano.

Essa parceria representa um avanço na expansão da capacidade produtiva do ingrediente Neutra PRO, única proteína sem sabor residual, desenvolvida a partir da economia circular.

Com a inauguração prevista para o terceiro trimestre de 2025, a nova unidade da Typcal permitirá a produção de até 5 toneladas por mês da solução. Para o primeiro ano de operação da nova fábrica, a empresa projeta um faturamento de aproximadamente R$ 5 milhões, com um crescimento estimado de 10 vezes para 2026. 

“Ganhamos um parceiro estratégico que pode nos apoiar tanto no aprimoramento tecnológico, quanto a atingir escala industrial. Juntos trabalharemos em otimização de processos e equipamentos, posicionando as duas empresas como referências neste mercado globalmente. Isso está nos permitindo sair de uma planta-piloto, utilizada para validação da tecnologia e testes com a indústria, para uma operação em expansão, pronta para atender clientes que buscam agregar saudabilidade e sustentabilidade aos seus produtos”, destaca Eduardo Sydney, CTO da Typcal.

Com a ampliação da fábrica, a foodtech se consolida como o maior e primeiro player da América Latina em fermentação de micélio e um dos mais inovadores do mundo em termos de tecnologia, já tendo figurado por 2 anos consecutivos na lista Foodtech 500, lista que contempla as empresas mais inovadoras do segmento globalmente atendendo às demandas da indústria por ingredientes mais saudáveis e sustentáveis.

Além de reforçar sua posição no mercado, a empresa redefine os padrões de produção de proteínas, uma vez que a planta produtiva gera mais proteína por metro quadrado do que qualquer outra fonte disponível, seja animal ou vegetal.

A título de exemplo, mesmo comparado com soja são 7.000x mais proteína por metro quadrado.

“Para a Allbiom, que sempre está em busca de novas tecnologias e estar na vanguarda do mercado de biotecnologia, essa parceria faz todo sentido. Somos a primeira empresa brasileira a trabalhar exclusivamente com bioprocessos e sempre visamos diversificar as aplicações de nossas soluções, Por isso queremos estar no mercado de foodtechs, auxiliando a Typcal a consolidar a sua tecnologia.” destaca Wladimir Grau, diretor comercial da Allbiom.

A expansão também acelera a entrada da foodtech em mercados internacionais.

“Nosso ingrediente já é aprovado em outros continentes, como Europeu,países, o que facilita a exportação. Além disso, a expansão no Brasil passa a ser um primeiro passo para a construção de fábricas em outros continentes”, afirma Paulo Ibri, CEO da Typcal.

Visando inovar cada vez mais e se tornar pioneira no segmento, a foodtech também continuará investindo em pesquisa e desenvolvimento para levar ao mercado novas soluções à base de fermentação, fortalecendo sua liderança no setor ao promover ingredientes que podem ser aplicados em diversos segmentos de produto e com múltiplas funcionalidades mais saudáveis para as pessoas e sustentáveis para o planeta.

Compartilhe

Leia também

Passaporte Veicular Digital Economia PR

Motoristas vão testar novo Passaporte Veicular Digital

Empresas cenário econômico Economia PR

Empresas do PR confiam mais em si que no cenário do país

NHS Sistemas Economia PR

NHS expande atuação e aposta em sistemas híbridos e gestão energética