Pesquisar

Senai Paraná dá início à 9ª Residência em IA com participação recorde de empresas

residencia ia economiapr
Foto: Jirsak de Getty Images/Canva

O Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação (IST TIC) deu início à 09ª edição do Programa de Residência em Inteligência Artificial, iniciativa estratégica do HUB de Inteligência Artificial do Senai Paraná.

O programa é reconhecido por promover uma ponte sólida entre o setor produtivo e talentos especializados no desenvolvimento de soluções com IA, criando um ambiente propício para inovação aplicada e geração de valor.

Nesta nova jornada, 17 empresas patrocinadoras, de diferentes setores e portes, aderiram à proposta que utiliza a metodologia de Provas de Conceito (PoC) para testar e validar ideias antes de investimentos mais robustos.

A dinâmica oferece uma alternativa segura e eficaz para avaliar o impacto real da Inteligência Artificial em processos e produtos. Entre os patrocinadores estão nomes como Copel, DRZ Geotecnologia, Rumo, Santa Maria Papel e Celulose, Coamo, Ibema, Iveco, Cibra Fertilizantes, BankMe, Expresso São Miguel, AGCO e a chilena Paytech One.

Com apoio de especialistas do Senai e infraestrutura tecnológica de ponta, o programa busca acelerar a inovação, reduzir riscos e preparar as empresas para os desafios da transformação digital.

Além disso, contribui diretamente para a formação de profissionais altamente qualificados, capazes de atuar com autonomia e visão estratégica em Inteligência Artificial.

Mais uma vez nessa turma, o UniSenai PR e a UTFPR – Cornélio Procópio são parceiros na oferta do programa educacional de especialização e mestrado profissional respetivamente.

A cada turma, o Programa de Residência em IA se consolida como uma plataforma de experimentação ágil e colaborativa, voltada à competitividade industrial e ao fortalecimento do ecossistema de inovação do Paraná e do Brasil.

Compartilhe

Leia também

Natal Short Stay Economia PR

Natal impulsiona investimentos em imóveis para short stay

PR turismo acessível Economia PR

PR se mantém como destino mais acessível no fim de ano

Codesul Economia PR

PR assume presidência do Codesul