Pesquisar

Qualidade de vida no PR se destaca com liderança de Curitiba e economia em alta

Qualidade de vida Paraná Economia PR
Foto: rmnunes / Getty Images

O Paraná tem motivos de sobra para comemorar em 2025. Além de conquistar a liderança no crescimento da atividade econômica no primeiro trimestre do ano, o estado também se destaca no cenário nacional quando o assunto é qualidade de vida, com Curitiba liderando o ranking entre as capitais brasileiras.

Segundo o Índice de Progresso Social (IPS 2025), divulgado na última semana, Curitiba é a capital com a melhor qualidade de vida do Brasil, com nota 69,89.

A cidade se destacou especialmente na categoria Qualidade do Meio Ambiente, graças aos seus 68 m² de área verde por habitante e ao baixo índice de vulnerabilidade climática. Também figurou entre as melhores em indicadores como Direitos Individuais, Liberdades de Escolha, Acesso à Educação Superior e Acesso à Comunicação e Informação.

Veja as 8 capitais com melhor qualidade de vida segundo o IPS 2025:

  1. Curitiba (PR) – 69,89
  2. Campo Grande (MS) – 69,63
  3. Brasília (DF) – 69,04
  4. São Paulo (SP) – 68,88
  5. Belo Horizonte (MG) – 68,22
  6. Goiânia (GO) – 68,21
  7. Palmas (TO) – 68,18
  8. Florianópolis (SC) – 67,91

Na outra ponta, Porto Velho (RO), Macapá (AP) e Maceió (AL) ficaram entre as últimas posições do ranking. O índice varia de 0 (pior) a 100 (melhor) e considera três dimensões principais: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades, avaliadas com base em 57 indicadores sociais e ambientais.

Enquanto Curitiba brilha nos indicadores sociais, o estado do Paraná como um todo lidera o crescimento econômico do Brasil.

De acordo com dados do Banco Central, compilados pelo Ipardes, o Paraná registrou alta de 8,5% na atividade econômica no primeiro trimestre de 2025, mais que o dobro da média nacional, que foi de 3,7%.

Veja o ranking dos estados com maior crescimento econômico no 1º trimestre de 2025:

  1. Paraná – 8,5%
  2. Santa Catarina – 7,6%
  3. Goiás – 6,4%
  4. Bahia – 5,0%
  5. Pará – 4,3%
  6. Brasil – 3,7%
  7. São Paulo – 3,3%
  8. Ceará – 2,9%
  9. Minas Gerais – 2,8%
  10. Espírito Santo – 0,8%
  11. Amazonas – 0,7%
  12. Rio de Janeiro – 0,5%
  13. Rio Grande do Sul – 0,0%
  14. Pernambuco – -2,0%

Esse bom momento é reflexo de uma série de fatores: equilíbrio fiscal, aumento dos investimentos públicos, apoio ao setor produtivo e desempenho positivo dos setores de comércio, serviços e indústria.

Segundo o IBGE, a produção industrial do estado cresceu 15,1% em março, na comparação com o mesmo mês do ano anterior — novamente o maior crescimento entre os estados brasileiros.

O ambiente econômico favorável também impacta diretamente o mercado de trabalho: quase 80 mil novas vagas com carteira assinada foram criadas no Paraná entre janeiro e abril de 2025, conforme dados do novo Caged. O resultado coloca o estado como o terceiro maior gerador de empregos formais do Brasil no ano.

A combinação entre desenvolvimento econômico e progresso social reforça o potencial do Paraná como um dos estados mais promissores do país.

A capital, Curitiba, serve como um reflexo desse momento positivo, unindo qualidade de vida, sustentabilidade e acesso a direitos fundamentais. Já o interior mostra força produtiva, dinamismo e geração de oportunidades.

Em um cenário nacional ainda marcado por desigualdades e desafios, o Paraná se consolida como um exemplo de que é possível crescer com equilíbrio — promovendo bem-estar, inovação e desenvolvimento de forma integrada.

Compartilhe

Editora-chefe do Economia PR. Fundadora da BASIS Comunicação. Community Manager. Acelerada Camila Renaux. Consultoria em Comunicação Estratégica. Prêmio Sangue Bom de Jornalismo (SINDIJOR PR 2014)

Leia também

Foz do Iguaçu Polo médico Economia PR

Foz do Iguaçu consolida posição como novo polo médico do PR

mulheres startups paraná economia pr

Qual é o papel das mulheres no ecossistema de inovação do PR?

startups comunicação economia pr

Startups não morrem por falta de ideias, mas por falta de histórias bem contadas