Search

Encontro visa agilizar exportações de madeira do PR via porto catarinense

exportacoes sul economiapr
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Empresários e indústrias do Paraná estão descobrindo cada vez mais as vantagens logísticas da exportação via Porto Itapoá, localizado em Santa Catarina, na divisa entre os dois estados.

Recentemente, o Terminal apresentou seu potencial ao setor agropecuário de Cascavel, no Oeste Paranaense, e, na tarde de ontem (4 de junho), levará o Itapoá Day para a cidade de Palmas, no Sul do Estado, reunindo representantes do setor madeireiro daquela região.

O foco desta edição do Itapoá Day no município de Palmas se justifica pela relevância da cidade como um dos maiores polos exportadores de madeira e derivados do Brasil. A região desempenha um papel fundamental no comércio exterior brasileiro, sendo responsável por uma parcela expressiva do escoamento desses produtos.

O encontro reforça a consolidação da parceria entre o Porto Itapoá e o setor produtivo regional, com destaque para a oferta de soluções logísticas de alto desempenho e para a integração entre interior e litoral.

Felipe Fioravanti Kaufmann, diretor de Desenvolvimento de Negócios e Experiência do Cliente do Porto Itapoá, destaca a importância estratégica de Palmas para o Terminal.

“A cidade possui grande representatividade nas exportações de madeira, com alto nível de profissionalização e um setor logístico em constante evolução. Nosso objetivo com o Itapoá Day é estreitar ainda mais o relacionamento com esse mercado, apresentar nossas soluções e ouvir as demandas dos clientes e parceiros locais”, afirma o executivo.

O polo industrial e logístico da região já utiliza, de forma estratégica e crescente, as operações do Porto Itapoá para realizar seus embarques internacionais.

Além da apresentação institucional, o evento será uma oportunidade para destacar o desempenho e os recentes investimentos do Porto, que vem conquistando posições de liderança no cenário nacional.

De acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), o Porto Itapoá foi o 2º maior movimentador de contêineres do Brasil no primeiro trimestre de 2025, com mais de 202 mil unidades, atrás apenas do Porto de Santos. 

Esse volume representa um crescimento de 37% em relação ao mesmo período de 2024, desempenho mais de três vezes superior à média nacional.

Esse avanço reflete a combinação de eficiência operacional, inovação tecnológica e investimentos contínuos em infraestrutura.

Somente na nova Fase IV de expansão, o Porto Itapoá prevê R$ 500 milhões em aportes, incluindo a ampliação de pátios, aquisição de equipamentos de última geração e melhorias em sustentabilidade, como o reforço da maior frota elétrica portuária do país.

Outro marco recente foi a assinatura de uma Parceria Público-Privada (PPP) com o Governo de Santa Catarina para a dragagem e aprofundamento do canal da Baía da Babitonga.

O projeto permitirá a operação de navios de até 366 metros, tornando o complexo portuário o primeiro do Brasil apto a receber embarcações desse porte com carga máxima, o que ampliará a competitividade e a capacidade logística da região.

Com essa série de avanços, o Porto Itapoá consolida-se como líder em movimentação no Sul do país, e um dos principais vetores de desenvolvimento logístico, econômico e ambiental do Brasil.

Compartilhe

Leia também

ia mercado de trabalho economiapr

Especialista aponta tendências e impactos da IA no mercado de trabalho

conasa economiapr

Solução desenvolvida em Londrina será usada no Rally dos Sertões 2025

agrobar economiapr

Empresa resgata raízes do agronegócio por meio de experiências gastronômicas