O Boticário, marca fundada em Curitiba em 1977, foi eleita a quinta empresa mais eficaz em marketing do mundo e a mais eficaz da América Latina, segundo o Effie Index 2024.
O ranking foi divulgado na última quinta-feira (5) e posiciona a empresa brasileira à frente de outras grandes marcas globais, como Burger King, Volkswagen e Coca-Cola.
A origem da marca paranaense remonta a uma pequena farmácia de manipulação localizada na Rua Saldanha Marinho, no centro de Curitiba, aberta pelo farmacêutico Miguel Gellert Krigsner. Inicialmente voltada para medicamentos dermatológicos, a empresa migrou para o segmento de cosméticos e se consolidou como uma das maiores franquias de beleza do Brasil e do mundo.
No Effie Index, dois projetos do O Boticário foram destacados. O primeiro, “Dia dos Pais: Até quando vamos achar que 5 dias são suficientes?”, promoveu um debate sobre a licença-paternidade no Brasil.
O segundo projeto, “Extinto: uma linha de perfumes que está ajudando a salvar paraísos pelo mundo”, buscou conscientizar sobre a preservação ambiental por meio de fragrâncias inspiradas em ecossistemas ameaçados.
O Effie Index avalia a eficácia em marketing de marcas, agências e profissionais, com base em dados de mais de 50 competições do Effie Awards realizadas em 130 países.
O ranking considera os resultados de campanhas que foram finalistas ou vencedoras em premiações locais, regionais e globais, atribuindo pontuações conforme o desempenho em cada etapa.
Além do O Boticário, o top 10 do ranking inclui marcas como McDonald’s, Dove, KFC, Samsung, Burger King, Mercado Livre, Aldi, Durex e Pepsi.
Ranking de empresas com marketing eficaz:
- McDonald’s – 1116 pontos
- Dove – 370 pontos
- KFC – 362 pontos
- Samsung – 330 pontos
- O Boticário – 322 pontos
- Burger King – 320 pontos
- Mercado Livre – 292 pontos
- Aldi – 238 pontos
- Durex – 230 pontos
- Pepsi – 214 pontos