Search

Com investimento de R$35 milhões, Cymco Alimentos inaugura nova fábrica no PR

cymco economiapr
Foto: Fernando Zequinão

Com a praticidade ganhando cada vez mais importância para a rotina das famílias urbanas, os alimentos congelados têm conquistado lugar fixo nas listas de compras: segundo a Global Growth Insights (2024), cerca de 70% dos lares nas cidades já consomem esses produtos com regularidade.

Acompanhando essa evolução do mercado, a Cymco Alimentos, indústria paranaense especializada em alimentos congelados, anuncia investimento de R$ 35 milhões na construção de uma nova planta industrial em Araucária, no Paraná, com capacidade para quase triplicar sua produção.

Com 2.800 m² de área construída e pé-direito de 10 metros, a nova unidade industrial substitui a antiga fábrica de 800 m² que operava desde 2013 em Curitiba, aumentando a capacidade produtiva de 380 para 950 toneladas por mês.

O salto de escala não apenas elimina os gargalos operacionais, mas abre espaço físico e estratégico para a diversificação do portfólio, avanços logísticos e automação dos processos.

“Nossa antiga fábrica já não comportava o crescimento que planejamos. Por muito tempo, operamos no limite: sem docas, sem espaço para novos equipamentos e com a produção funcionando 24 horas por dia para atender à demanda. Com a nova planta, ganhamos estrutura e tecnologia para lançar novas linhas de produtos, melhorar as condições de trabalho da equipe e ampliar nossa eficiência logística. Esse investimento era uma decisão estratégica para destravar o próximo ciclo de expansão da Cymco”, afirma Frederico Cymbalista, fundador da empresa.

Pensada com base nos princípios da Indústria 4.0, a nova fábrica foi projetada para permitir a integração digital e a automação progressiva dos processos. A expectativa é de que a nova unidade opere com capacidade total até o final do primeiro semestre de 2025.

“Nossa prioridade, neste momento, é garantir a consistência e a qualidade dos produtos enquanto avançamos com a expansão. O nosso crescimento sempre foi baseado na confiança dos nossos parceiros comerciais e, agora temos estrutura para ir além, com estratégia e agilidade. Estamos estudando as melhores formas para automatizar ainda mais nossa gestão industrial, já demos os primeiros passos e, nos próximos anos, a automação será um foco crescente”, explica o executivo.

Fundada em 2013, a Cymco ganhou espaço no mercado de alimentos congelados com um portfólio variado, tendo o pão de queijo como carro-chefe, além de produtos como chipa, palitos de queijo e dadinhos de tapioca.

Com uma equipe de mais de 150 colaboradores diretos, a empresa mantém uma cultura interna voltada à excelência operacional e à atenção às demandas do consumidor final. Hoje, a marca está presente em cerca de 3.500 pontos de venda, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, com foco em food service.

Com a nova estrutura industrial, a Cymco projeta uma expansão significativa: alcançar 10 mil PDVs até 2026 e iniciar a venda direta ao consumidor, por meio de revendedores regionais e canais digitais próprios.

Outra frente estratégica que deve ganhar força nos próximos meses é a entrada gradual no varejo alimentar tradicional. A expectativa é estar presente em 600 pontos de supermercados até o final de 2025, por meio de parcerias com redes regionais e grupos atacadistas. Com essas iniciativas, a empresa espera atingir um faturamento de R$ 500 milhões até 2030.

Com estrutura modular, preparada para escalar e se adaptar ao mercado, a empresa combina flexibilidade industrial com inteligência estratégica para acelerar a inovação. A nova fábrica marca o início de um novo ciclo de crescimento para a Cymco Alimentos, que projeta novos lançamentos para o segundo semestre de 2025.

“Sempre acreditamos em crescer com consistência. Essa nova fase não é sobre sermos maiores, mas sobre sermos melhores, mais ágeis e mais próximos do nosso público. O consumidor brasileiro está mais exigente e o food service mais enxuto, e isso exige produtos que entreguem desempenho operacional, sem abrir mão de sabor e textura. Esse é o nosso diferencial, além disso, tudo o que construímos veio de um time que veste a camisa e anos de reinvestimento disciplinado. Agora, temos estrutura para sonhar maior”, conclui Frederico Cymbalista.

Compartilhe

Leia também

liquipar economiapr

Liquipar investe R$ 589 mil na ampliação no Porto de Paranaguá

varejo pr economiapr

Varejo cresce e abre oportunidades para representantes comerciais

portfel economiapr

Portfel inaugura novo escritório em Curitiba e reforça presença nacional