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Liquipar investe R$ 589 mil na ampliação no Porto de Paranaguá

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Foto: André Kasczeszen

O Terminal Liquipar, no Porto de Paranaguá, abrigou ontem, terça-feira (24), às 16h30, a solenidade oficial de entrega do termo de ampliação do Terminal PAR50. O investimento total da empresa deve alcançar R$ 589 milhões, consolidando um novo marco para a logística do Paraná, com foco na movimentação de granéis líquidos.

De acordo com o CEO da Liquipar, Juliano Antunes, “a ampliação representa não só o fortalecimento da infraestrutura logística do Porto de Paranaguá, como gera impacto econômico significativo para o município e todo o estado”.

Desde que assumiu a gestão do PAR50, em março de 2024, a Liquipar Operações Portuárias já aplicou cerca de R$ 33,7 milhões na recuperação das instalações e no reforço da segurança operacional do terminal de inflamáveis (antiga Alcopar).

Estão previstos ainda R$ 25 milhões para modernização do terminal de químicos (antiga União-Vopak), além de R$ 7 milhões já desembolsados em outorgas e tarifas fixas à autoridade portuária (APPA).

O projeto de ampliação do PAR50 inclui a construção de um novo píer, dragagem, ampliação dos tanques e outras melhorias que elevarão a capacidade total do terminal a dois milhões de toneladas por ano.

O Terminal Liquipar está atualmente em fase pré-operacional, com foco em adequações técnicas, modernização de sistemas e reforço das condições de segurança.

A expectativa é que as operações comerciais comecem ainda em junho de 2025, com a liberação da Bacia 2 (antiga Alcopar), que possui capacidade de 38 mil m3 para armazenagem de líquidos inflamáveis e combustíveis.

Já a Bacia 1 (antiga União-Vopak), destinada a produtos não inflamáveis — como óleo de soja, sebo bovino, soda cáustica e fertilizantes líquidos — deve entrar em operação até outubro de 2025, com capacidade de 32 mil m3.

“A expansão do Terminal Liquipar vai estimular a economia local, com previsão de geração de 500 empregos diretos e indiretos durante as obras e 50 postos de trabalho permanentes na operação. Também contribui para o aumento da arrecadação de impostos e fortalece a cadeia regional de fornecedores e serviços”, afirma o CEO Juliano Antunes.

Ele também destaca que a ampliação consolida o Porto de Paranaguá como um dos principais hubs logísticos de granéis líquidos no Brasil.

O Porto de Paranaguá tem registrado crescimento acelerado na movimentação de granéis líquidos nos últimos anos. Entre 2019 e 2022 movimentação saltou de 6,9 milhões para 8,7 milhões. Em 2024, o porto movimentou 66,77 milhões de toneladas no total, com os granéis líquidos representando parcela significativa desse desempenho.

“Esse cenário reforça a importância estratégica da expansão do Terminal Liquipar, que estará preparado para atender à crescente demanda nacional por combustíveis, óleos vegetais e fertilizantes líquidos”, destaca Juliano Antunes.

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