Pesquisar

Empretec será realizado em Toledo entre 18 e 22 de agosto

empretec 1 economiapr
Foto: Arquivo pessoal

Toledo, na região Oeste do Paraná, sediará de 18 a 22 de agosto o Empretec, um dos principais programas de formação de empreendedores do mundo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para participar da edição local, é necessário realizar a pré-inscrição até 8 de agosto.

Promovido no Brasil pelo Sebrae desde 1993, o programa tem como foco principal a transformação do comportamento empreendedor. O consultor do Sebrae/PR, Willian Braga Tomaz, destaca que o processo de identificação do perfil do participante começa antes mesmo da inscrição definitiva.

“Antes de efetuar a inscrição, é necessário passar por uma entrevista de seleção. Por se tratar de um seminário com ênfase comportamental, esse processo seletivo é fundamental para garantir que o momento seja realmente oportuno para o participante vivenciar a metodologia, que é intensa e desafiadora”, explica Wilian.

A capacitação é ideal para quem deseja abrir um negócio, impulsionar o crescimento da empresa ou desenvolver habilidades empreendedoras.

Durante cinco dias de imersão, os participantes são estimulados a vencer medos e encarar desafios com confiança; identificar oportunidades e transformá-las em negócios lucrativos; fortalecer habilidades e aprimorar seu desempenho como líder, criar um plano de negócios sólido e viável e ainda conectar-se com outros empreendedores.

Renan Schumacher é empresário, do setor de automação em Marechal Cândido Rondon, e vivenciou em 2024 a experiência do Empretec. Para ele, foi uma das melhores decisões que já tomou profissionalmente.

“Foi intenso e desafiador, com aprendizado até o último minuto. A sensação de fazer o Empretec é como se recebesse um manual, passo a passo, de como ser um empreendedor. Saí de lá com algumas mudanças claras em relação à definição de metas, trabalhar de forma inteligente e autorresponsabilidade”, relata Renan.

De Toledo, o empresário do ramo de eventos, Jonas de Camargo Vicente Rosenberger conheceu o Empretec durante um encontro no Sebrae e imediatamente se candidatou a participar da entrevista de seleção. Após a imersão conseguiu implantar ações no próprio negócio, que, inclusive, influenciaram na vida pessoal.

“A mudança que acontece no negócio é praticamente instantânea. Minha empresa foi para um ponto muito mais alto, estruturamos processos que não existiam, aumentamos o desenvolvimento de tickets, tarefas e, hoje, consigo ter tempo para minha família. Achava que deveria fazer tudo, agora entendo que estar à frente de uma empresa é saber lidar com todos os processos”, finaliza Jonas.

Compartilhe

Leia também

gestao financeira economiapr

Gestão financeira reduz risco de fechamento precoce de empresas no Brasil

empreendedor sebrae economiapr

Feira do Empreendedor Sebrae confirma datas e palestrantes principais do evento

acipar economiapr

Acipar investe em nova sede e mira em liderança no mercado paranaense