A Posigraf foi reconhecida pela excelência de suas práticas e projetos ambientais ao conquistar quatro troféus no 21º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho, uma das premiações mais relevantes do setor gráfico.
A cerimônia, promovida pelo Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná (Sigep), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Gráfica — Regional Paraná (Abigraf-PR) e com coordenação e auditoria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná (Senai-PR), reconhece os melhores produtos gráficos impressos no estado nos últimos 12 meses.
A premiação também contempla fornecedores e prestadores de serviço, com base em critérios como confiabilidade, qualidade no atendimento e cumprimento de prazos.
A Posigraf foi premiada nas categorias Sustentabilidade Ambiental; Revistas Periódicas de Caráter Variado com Recursos Gráficos Especiais; Catálogos Promocionais e de Arte sem Efeitos Gráficos Especiais; e Calendários Próprios.
O principal destaque foi o troféu na categoria Sustentabilidade Ambiental, conquistado com o projeto que transforma resíduos de toners utilizados na impressão em novos produtos.
A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Zero Waste, a partir de uma demanda identificada pela gráfica, que buscava soluções inovadoras para impulsionar a economia circular.
No processo, os toners passam por descaracterização e reciclagem, sendo transformados em matéria-prima para a produção de itens urbanos, como grelhas de boca de lobo, bancos, vasos e outros tipos de mobiliário.
“A iniciativa reforça nosso compromisso com o conceito de ‘aterro zero’, alcançado em 2022, e amplia nossa atuação dentro da lógica da economia circular, consolidando a Posigraf como referência em inovação gráfica e responsabilidade ambiental”, afirma Taís Araújo, supervisora de Sustentabilidade da Posigraf.