A paixão pelo mundo e por viagens capazes de expandir o conhecimento e com curadoria minuciosa fez nascer uma das empresas mais importantes do Brasil no segmento do turismo de experiência: a NomadRoots.
Fundada em 2013, na cidade de Curitiba, por Maria Cristina e Paola Gulin, a produtora transformou o segmento e aposta em cinco formas de atuação, mesclando viagens personalizadas, Clube de Leitura, viagens literárias e culturais em grupo, Clube de Cinema e Encontros (como cursos, palestras, workshops).
A expertise da NomadRoots é um case inspirador, alvo inclusive de palestras em consagradas feiras do setor, como a última participação em um painel na WTM Latin America, falando sobre inovação no mercado de viagens. Somente no último biênio, a NomadRoots registrou um crescimento de 80%.
“Nossas viagens, mesmo as personalizadas, focam em conhecimento. Esse objetivo de expansão do olhar para o mundo vem a partir das experiências que criamos para as pessoas viverem”, conta Paola.
Os destinos tradicionais, como a França, Itália e, também, Brasil estão presentes, mas sempre com o olhar exclusivo.
A empresa também atua em destinos “exóticos”, promovendo experiências no Uzbequistão, Tajiquistão, Quirguistão, Madagascar, Benim, Irã, Myanmar e Paquistão, além de viagens de expedição para a Antártica e roteiros para mulheres viajarem sozinhas por países como a Jordânia, Bolívia e Etiópia.
“Há mais de uma década passamos a oferecer essa opção para o público do Paraná e de diversas outras regiões do país, atingindo um crescimento constante e uma atuação cada vez mais certeira”, destaca Paola.
De acordo com Maria Cristina, o grande diferencial da NomadRoots está na atenção meticulosa aos detalhes e o compromisso com a personalização.
“Fazemos com que cada roteiro esteja totalmente conectado com o viajante”, complementa.
A viagens personalizadas são o foco da empresa e seguem um passo a passo elaborado e com ênfase total no “aqui e agora”. O primeiro encontro entre os viajantes e a NomadRoots inclui uma conversa “olho no olho” para descobrir os gostos, propósitos e as histórias dos clientes.
“Este é o nosso ponto de partida, assim começamos os trabalhos e entendemos os sonhos, inspirações e expectativas. É uma viagem planejada e construída por várias mãos”, afirma Maria Cristina.
Após o encontro inicial, o time da NomadRoots monta até duas opções de roteiro, sempre com abertura para opiniões, novos olhares e ajustes.
“O roteiro é customizado e cuidamos de todos os detalhes, com reserva de passagens aéreas, hotéis e serviços”, detalha Paola.
Antes do embarque, o cliente recebe um guia cuidadosamente criado, em uma curadoria sensível com dicas, restaurantes, eventos, museus e outros segredos locais que inspiram a ler o mundo com novos olhares e diferentes percepções.
A equipe da NomadRoots fica à disposição durante toda a viagem, oferecendo o suporte e o cuidado necessário para que os viajantes simplesmente curtam o momento, celebrem as histórias com profundidade e absorvam cada detalhe do destino.
“Tanto cuidado no planejamento e execução resulta em feedbacks excelentes. Nossos viajantes retornam, realizam novos roteiros e compartilham suas vivências. Geramos conexão e este é um grande motivo de orgulho”, destaca Maria Cristina.
A proposta em grupo é uma imersão em jornadas ao lado de viajantes curiosos sobre o destino.
“São viagens inspiradas pela literatura e pela cultura de diferentes locais do mundo. Nossos roteiros são em pequenos grupos, verdadeiras preciosidades”, afirma Paola.
O primeiro roteiro em grupo — que já teve outras duas edições depois —, foi inspirado no livro “Grande Sertão Veredas”, de Guimarães Rosa, na qual os participantes se hospedaram em uma pousada exclusiva só para o grupo no sertão, com um guia repentista, e puderam sentir todo o cenário do autor e seus personagens.
“Todas estas trajetórias são na companhia de especialistas, guias e, claro, sempre na presença de uma anfitriã Nomad. É realmente uma imersão”, detalha Paola.
Entre os destinos percorridos está a Salvador de Jorge Amado, Colômbia de Gabriel García Márquez, a Paraíba de Ariano Suassuna, Pantanal de Manoel de Barros, um mergulho na filosofia do hinduísmo em um roteiro pela Índia, entre outros roteiros surpreendentes.
A empresa curitibana possui um Clube de Leitura, com mais de 200 participantes, completando 10 anos em 2025, com encontros presenciais e online mediados conectando uma comunidade de leitores ávidos por conhecimento.
A NomadRoots também lançou recentemente o CineNomad, um clube de cinema, com discussões propostas a partir de filmes de diferentes lugares do mundo.
“O Clube de Leitura, por exemplo, impacta diretamente em nossas viagens, uma vez que 25% do nosso público começa sua jornada ao participar desta comunidade. Por meio dos livros e dos filmes, fomentamos a cultura e debatemos obras que podem se transformar em viagens. Sendo assim, trazemos um aperitivo do somos”, completa Paola.