Search

Bairros planejados lideram o interesse de compra e têm valorização acima da média

bairros planejados economiapr
Foto: Divulgação

O valor médio do metro quadrado no Brasil teve a maior valorização dos últimos 11 anos, de acordo com o Índice FipeZap, levando em consideração os dados de 2024. O percentual de 7,73% só não foi maior que o registrado em 2013, quando a média ficou em 13,74%.

No entanto, um bairro planejado localizado em Guarapuava, no interior do Paraná, teve no último ano um crescimento ainda mais expressivo: a Cidade dos Lagos registrou 22% de valorização dos imóveis em 2024.

De acordo com o último Censo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil registra mais de 1,7 milhão de domicílios em condomínios de casas e loteamentos planejados. Em comparação com o dado do Censo anterior, de 2010, o crescimento é de 76%.

“Isso mostra que o brasileiro tem encontrado nessas de áreas urbanizadas planejadas um projeto de vida, não somente para viver, mas também para investir e constituir família”, analisa afirma Vilso Dubena, sócio-proprietário da Cidade dos Lagos.

Um dos primeiros projetos de bairro planejado lançados no Brasil, a Cidade dos Lagos conta com uma área total de 3 milhões de metros quadrados e um grande diferencial que talvez justifique a valorização: o foco na qualidade de vida dos residentes e o pleno funcionamento de entidades públicas e privadas, como a Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) Guarapuava, o Hospital Regional Bernardo G. Ribas Carli e o hospital São Vicente. 

“A OMS recomenda uma área verde de 12m² por habitante e aqui nas Cidades dos Lagos esse índice é muito maior. Estimamos que quando o projeto atingir o seu ápice, a média ficará em 30m² de área verde por habitante, mais do que o dobro do recomendado pela organização. As pessoas estão buscando isso e a valorização acontece naturalmente”, afirma Dubena.

Foi isso que o empresário David Colussi encontrou no bairro planejado, quando decidiu investir, morar e até formar a própria família no local. Ele, que diz ter acompanhado o projeto desde o início, acreditando que o investimento valeria a pena e hoje se diz satisfeito com os três imóveis que possui no local. 

“Eu vejo que teve sim uma valorização maior que a média da cidade com certeza. Foi o lugar em que escolhemos criar nossa família. Já moramos na Cidade dos Lagos há quatro anos. Minha filha nasceu neste ano, minha esposa trabalha no hospital regional e podemos dizer que praticamente só saímos do bairro para três atividades”, explica o empresário. 

O estudo Brain Behavior, promovido pela Brain Inteligência, apontou que os bairros planejados lideram o interesse de atuação em 2025 para outros segmentos imobiliários além dos residenciais e loteamentos. O estudo demonstrou que 64% dos entrevistados afirmaram ter interesse nesse modelo imobiliário.

“Isso demonstra como as pessoas estão buscando um local com boa estrutura, que oferece múltiplos serviços a minutos de sua casa e uma facilidade de ir e vir que apenas um urbanismo planejado é capaz de oferecer”, reforça Vilso.

A visão do mercado imobiliário reforça esse movimento. Para Eduardo Consorte, Diretor Executivo de Vendas da Prestes Construtora e Incorporadora, a Cidade dos Lagos tem se destacado entre os investimentos mais atrativos, mesmo em comparação com outras cidades em que a empresa atua.

“A Cidade dos Lagos é um bairro planejado e inteligente que vem recebendo investimentos significativos, tanto no segmento residencial, quanto comercial e institucional. São hospitais, universidades e empresas, destacando-o como um local diferenciado, não só no Paraná, mas em nível nacional. Isso tem se refletido diretamente na valorização dos imóveis. Enquanto em outras regiões os imóveis batem a inflação, na Cidade dos Lagos a rentabilidade é ainda maior. Tivemos empreendimentos que já valorizam mais de 50% desde o lançamento. Outro exemplo é o Visi.on, que mesmo com as obras em estágio inicial, já apresenta uma valorização superior a 40% para investidores que compraram na primeira tabela”, destaca.

Compartilhe

Leia também

conservacao litoral paranaense economiapr

Editais para Unidades de Conservação do litoral paranaense estão abertos

guerra fria tecnologica economiapr

O boom das novas IAs: a guerra fria tecnológica

tecnologia sustentabilidade economiapr

Soluções de impacto são premiadas no Hackathon UniCesumar