A tecnologia vem sendo utilizada para impulsionar a eficiência operacional de empresas. De acordo com o “2025 C‑Suite Survey”, do Thomson Reuters, 64% dos executivos das maiores empresas globais priorizam a melhoria da eficiência operacional por meio de transformação digital.
Para atender a essa demanda, a Positivo S+, unidade de negócios da Positivo Tecnologia voltada a simplificar a jornada tecnológica por meio de serviços gerenciados de TI, conta com a WIT™, uma plataforma que atua como uma engrenagem invisível por trás das operações, integrando orquestração de eventos, predição e gestão inteligente de dados.
A plataforma tem transformado a operação corporativa de ambientes críticos – problemas que acontecem em áreas de TI, tais como falhas de servidores e sistemas, ataques cibernéticos, entre outros – com o uso de inteligência artificial, machine learning e automação.
Só entre janeiro de 2024 e janeiro de 2025, a WIT™ possibilitou a resolução de mais de 53 mil eventos em apenas 192 horas de esforço operacional, o que representa uma redução de 98% em relação ao modelo tradicional.
A automação da plataforma também contribuiu para a economia de mais de 9 mil horas de produtividade e para a resolução automática de mais de 38% dos chamados.
Além disso, 99,5% dos eventos tratados contaram com notificação e manipulação automática, proporcionando maior agilidade, proatividade e disponibilidade dos serviços.
“A WIT™ representa um avanço significativo na forma como as empresas podem lidar com a operação de TI. Atua como um acelerador da transformação digital, capaz de automatizar o que antes era manual e antecipar o que era reativo. O resultado disso é uma entrega eficiente com inteligência embarcada”, afirma Carlos Maurício Ferreira, CEO da Positivo S+.
A busca por eficiência operacional ganhou ainda mais importância em um cenário de transformação digital acelerada, escassez de talentos em TI e pressão por resultados em tempo real.
Segundo relatório da Gartner, até 2027, 70% das organizações usarão automação para detectar, diagnosticar e resolver problemas operacionais, uma evolução crítica frente ao aumento da complexidade nos ambientes de TI híbrida e multicloud.
Para Carlos, estamos diante de um momento em que operar com inteligência e agilidade deixou de ser diferencial e passou a ser pré-requisito.
“A nossa solução foi desenvolvida justamente para ajudar as empresas a enfrentarem essa nova realidade, com autonomia, precisão e foco total na produtividade. Projetos como este ganharão cada vez mais força, colaborando de forma cada vez mais precisa com as empresas”, conclui.