Search

Feira do Empreendedor no PR destaca automação para escalar negócios

rubik feira empreendedor economiapr
Foto: patpitchaya de Getty Images/Canva

Em um país que soma mais de 47 milhões de empreendedores formais ou informais, segundo o Sebrae, a Feira do Empreendedor se consolida como uma das maiores vitrines de negócios e inovação do Sul do Brasil.

Neste ano, o evento acontece de 24 a 26 de julho, no Paraná Expo, em Maringá, reunindo startups, empresas consolidadas, investidores e profissionais em busca de soluções reais para transformar ideias em negócios lucrativos.

Para ter ideia do tamanho deste mercado, entre janeiro e maio de 2025, o Brasil registrou 2,21 milhões de novos pequenos negócios, uma alta de 24,9% em relação ao mesmo período de 2024, sendo que mais de 97% são MEIs (Sebrae)

Dentre as empresas que confirmaram presença está a IRRAH Tech, do Paraná, que tem sua solução presente em mais de 70 países e que apresenta sua inteligência artificial aplicada ao atendimento, automação de processos e digitalização de pequenas e médias empresas.

“Empreender bem é ter processos que sustentem o crescimento e a escala. Nós acreditamos que a tecnologia precisa estar a serviço do empreendedor, liberando tempo para que ele foque no que realmente importa: vender, atender bem e crescer”, afirma o CEO da IRRAH Tech, Cesar Baleco.

Assim, em um mercado saturado de interações frias, a IRRAH aposta em um diferencial: o uso de múltiplas personalidades de IA para cada etapa do atendimento, que garante uma proximidade e adaptação à etapa do funil que cada cliente está. 

Isso significa que um restaurante pode ter uma IA com tom acolhedor para reservas e outra ágil para pedidos, enquanto uma loja de moda pode contar com um assistente virtual consultivo que ajuda o cliente a escolher o look ideal.

“Desenvolvemos um ecossistema de IAs especializadas, cada uma com personalidade e linguagem ajustadas ao público e ao momento de atendimento. Isso mantém a humanização e gera conexão verdadeira, mesmo em processos automatizados”, explica.

Além de apresentar cases práticos de digitalização de atendimento que geraram aumento de conversões e redução de custos operacionais, a IRRAH Tech também participa de painéis de conteúdo sobre tendências de inteligência artificial e eficiência operacional no varejo e no setor de serviços.

Para Baleco, com o mercado de IA projetado para crescer 31% em 2025 no Brasil (IDC), “a presença da IRRAH na Feira do Empreendedor é uma oportunidade para negócios de todos os portes entenderem como a tecnologia pode ser acessível e gerar resultados tangíveis.”

“Queremos mostrar que automação e inteligência artificial não são inimigas do humano, mas aliadas. Quando a tecnologia assume o operacional, o empreendedor pode focar em relacionamento, estratégia e crescimento”, destaca.

O mercado global de automação de processos, que inclui RPA e hiper automação, deve movimentar US$ 30 bilhões em 2025, segundo a Gartner. No Brasil, 66% das empresas já utilizam automação em ao menos um processo de negócios, e a IDC projeta um crescimento de 21% para esse mercado em 2025, impulsionado por tecnologias como IA generativa, RPA e automação no atendimento.

As empresas que adotam automação reportam redução média de 30% nos custos operacionais (McKinsey, 2024), ganho de 35% em eficiência nos processos, diminuição de 20% a 40% no tempo de atendimento ao cliente (PwC) e aumento de até 50% na produtividade em setores como back office e atendimento (Deloitte).

O mercado brasileiro de RPA deve crescer 18% ao ano até 2026, segundo a ISG Provider Lens, com a hiper automação, combinação de IA e RPA, destacada como principal tendência para 2025 pela Gartner Brasil.

No atendimento, 70% das empresas brasileiras já utilizam chatbots ou inteligência artificial, com previsão de crescimento de 32% em 2025 (ABComm/Opinion Box), e essas tecnologias podem reduzir custos em até 60% nas operações de SAC, segundo a IBM Brasil.

Compartilhe

Leia também

santander mercado financeiro economiapr

Paranaenses podem participar de capacitação para mercado financeiro

empregos itaipu parquetec economiapr

Itaipu Parquetec injeta R$ 198 mi e gera 3,7 mil empregos no Brasil

semana agricultura familiar economiapr

Semana da Agricultura Familiar valoriza quem cultiva o alimento que chega à mesa