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O impacto da IA nos negócios

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Foto: Peshkova de Getty Images

Por José Lucas, coordenador de manutenção e projetos da Brose do Brasil 

Tecnologia que integram dados, monitoram operações em tempo real e automatizam processos decisivos, deixou de ser uma tendência e passaram a ser um imperativo nas indústrias, e no centro dessa revolução está a Inteligência Artificial (IA). Nos últimos anos, a IA se transformou numa ferramenta concreta indispensável para a estratégia de empresas de todos os portes.

Em 2024, segundo a pesquisa The State of AI in Early 2024, da McKinsey & Company, 72% das companhias ao redor do mundo já utilizavam a tecnologia, um salto expressivo frente aos 55% registrados em 2023. Mais do que números, essa adoção reflete uma mudança profunda na forma como se opera, inova e compete no setor industrial.

Isso porque são registrados ganhos reais em produtividade, eficiência e tomada de decisão. Sistemas inteligentes são capazes de analisar grandes volumes de dados em segundos, otimizar processos, personalizar ofertas e antecipar falhas em linhas de produção.

A economia é de milhões de dólares por ano por meio de automações aplicadas em setores como logística, atendimento ao cliente e finanças.

Além da redução de custos, a inteligência artificial se consolidou como um pilar fundamental para o aumento de receita e, também, se tornou um braço essencial para a tomada de decisões mais assertivas.

Ferramentas como chatbots, motores de recomendação, análise preditiva e modelos generativos reconfiguraram o papel das equipes humanas e o modelo operacional das empresas.

Na Brose do Brasil, por exemplo, a robusta digitalização da operação com a adoção de ferramentas como Power BI, Excel 360, Copilot e visão computacional em áreas críticas como produção, logística, manutenção, segurança do trabalho, metrologia e recursos humanos, integrou dados, garantiu a precisão no monitoramento das operações em tempo real e a automação dos processos decisivos.

Ganhamos velocidade e aumentamos a segurança com a implementação de tecnologias como o reconhecimento facial com verificação automática de equipamentos de proteção individual (EPIs) e análises da causa raiz com apoio do Copilot. Os treinamentos passaram a ser mais assertivos e eficientes e as apresentações trazem dados mais qualificados e preciso.

Ou seja, essas ferramentas não só aumentaram a eficiência operacional, como também impactaram diretamente as funções dos colaboradores, que deixaram de executar tarefas manuais e repetitivas para assumirem atividades analíticas e estratégicas.

Já no nível gerencial, a liderança passou a contar com dados em tempo real para a tomada de decisões, o que promove um ambiente de trabalho inteligente e eficiente.

Apesar dos benefícios, a adoção da inteligência artificial também impõe desafios significativos. Muitos deles não são apenas técnicos, mas éticos, regulatórios e culturais, como, por exemplo, a falta de qualificação da força de trabalho, que explicita a lacuna entre as habilidades exigidas nesta nova era e o preparo dos profissionais atuais pelas universidades.

Outro ponto crítico está relacionado ao risco do uso de dados e privacidade e, por outro viés, a dependência tecnológica de fornecedores ou soluções desalinhadas com os objetivos estratégicos da empresa.

Isso porque a busca por resultados imediatos pode levar à implementação apressada de ferramentas de IA, sem considerar adequadamente questões essenciais da cultura.

O desafio é grande, mas ignorar o avanço da inteligência artificial é abrir mão da competitividade. Com o ritmo acelerado do mercado, as empresas que demorarem a embarcar nessa jornada não conseguirão recuperar o tempo perdido. É preciso, no entanto, reflexão, responsabilidade e uma visão estratégica de longo prazo.

A IA não substitui pessoas, mas se não for vista como uma aliada, é capaz de eliminar funções, cargos e, até, competidores de mercado. Àqueles que a moldarem a seu favor, com coragem, ética e estratégia, estarão bem posicionados para os próximos capítulos da transformação digital.

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