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Comércio da região Oeste aposta em vendas de maior valor para o Dia dos Pais

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Foto: filadendron de Getty Images Signature/Canva

O comércio da região Oeste do Paraná deve registrar um movimento estratégico neste Dia dos Pais. Apesar de apresentar a menor intenção de compras entre as regiões do estado, com 44,7% dos consumidores planejando presentear, o tíquete médio é o mais alto do Paraná: R$ 174,98.

A sondagem foi realizada pela Fecomércio PR em parceria com o Sebrae/PR e revela um perfil de consumo mais contido, porém de maior valor agregado na região.

A data, comemorada no segundo domingo de agosto, continua sendo uma oportunidade relevante para o varejo. Enquanto a média estadual de intenção de compras é de 47,9%, no Oeste 39,3% dos entrevistados afirmaram que não pretendem comprar presentes, número influenciado, em boa parte, pela ausência ou falecimento do pai.

Outros 16% ainda não definiram a intenção de compra.

Entre os que vão presentear, as mulheres lideram com 50% de intenção, enquanto entre os homens o índice é de 39,5%. No entanto, os homens devem investir mais no presente: o tíquete médio masculino é de R$ 184,48, ante R$ 167,59 das mulheres.

Com o varejo se preparando para a data, a expectativa do setor é positiva, conforme destaca o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt.

“Parcela significativa da população paranaense pretende presentear no Dia dos Pais, principalmente o público feminino. A ocasião inaugura o calendário das principais datas comemorativas do segundo semestre, contribuindo para o aumento do volume de vendas do varejo do estado, que segundo as projeções, fechará o ano com crescimento expressivo. Mais uma vez roupas e calçados são os itens de preferência incontestável por parte dos filhos na hora de presentear seus pais”, afirma.

O gerente de Competitividade Setorial do Sebrae/PR, Weliton Perdomo, aponta que a data comemorativa é uma oportunidade para fortalecer o posicionamento da empresa e investir na diferenciação.

“Os consumidores paranaenses querem mais do que preço: buscam qualidade, bom atendimento e produtos que representem afeto. Quem investir em experiências de compra, caprichar na vitrine, oferecer condições flexíveis de pagamento e divulgar bem seus produtos, especialmente na última semana antes da data, terá grandes chances de obter bons resultados. O Sebrae está ao lado dos empreendedores para apoiar nessa jornada, com orientações práticas e soluções que ajudam o negócio a vender mais e melhor”, reitera.

Em todo o estado, Curitiba lidera a intenção de compras (50,7%), seguida pela região Central (49,4%), Sul (48%), Leste e Norte (ambas com 47,7%), Noroeste (47%) e Oeste (44,7%).

Os itens mais procurados são roupas e calçados, citados por 68,6% dos consumidores da região. Em seguida, aparecem perfumes e cosméticos (7,5%), além de artigos de caça e pesca, comidas e bebidas, e joias e acessórios, todos com 4,5%.

O cartão de crédito será a forma de pagamento mais utilizada, tanto parcelado (29,2%) quanto no vencimento (20%). O Pix representa 18,5% dos métodos de compra, seguido por cartão de débito (13,8%) e dinheiro (12,3%).

Na região Oeste, as lojas do centro da cidade são local preferido para aquisição do presente, com 43,9%, bem como as lojas de bairro, com 15,2%. As compras pela internet também aparecem como uma alternativa relevante, representando 24,2% das intenções.

As compras devem se concentrar na semana que antecede o Dia dos Pais, conforme sinalizam 71,2% dos consumidores da região. Outros 16,7% planejam comprar entre 8 e 15 dias antes da data, 4,5% no próprio dia e apenas 7,6% já compraram o presente.

A maioria dos consumidores realiza pesquisa de preços antes da compra, sendo que a internet é a principal ferramenta de comparação (66,7%).

Na hora de escolher o presente, os consumidores da região valorizam principalmente a qualidade do produto (30,3%), o atendimento do vendedor (19,7%) e a preferência do presenteado (15,2%). O custo-benefício também é um fator relevante (15,2%), enquanto as promoções, preço baixo e a emoção da data aparecem com menor peso, com apenas 4,5% cada.

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