Pesquisar

Afya Centro Universitário de Pato Branco celebra 25 anos de história

ayfa economiapr
Foto: Alan Winkoski

Uma história escrita a partir do compromisso com o desenvolvimento da sociedade e na transformação por meio da educação. Foi assim que a Afya Centro Universitário de Pato Branco celebrou, na última quinta-feira (31/07), seus 25 anos em solenidade que contou com a presença de docentes, colaboradores, ex-dirigentes, acadêmicos, convidados especiais e representantes da Afya

Criada em 1999, primeiramente como Associação Patobranquense de Ensino Superior, a Instituição nasceu da coragem de três sonhadores: Clovis Santo Padoan, Luis Carlos Borges da Silveira e João Carlos Ribeiro Pedroso. Nas últimas décadas, ela se consolidou como referência na região Sul do Brasil com a formação de mais de 8 mil profissionais.  

Mas foi em 31 de julho de 2000, com o nome de Faculdade de Pato Branco (FADEP), que a Instituição de Ensino Superior (IES) iniciou de fato a oferta dos primeiros cursos de graduação.

Já em 2019, a IES passou a ser reconhecida como Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), conquistando o conceito 5 na avaliação do Ministério da Educação e representando a sua excelência. 

A inserção na comunidade é uma das marcas registradas da Instituição. Somente em 2024, Afya Centro Universitário de Pato Branco realizou mais de 50 mil atendimentos em saúde gratuitos à comunidade.

No mesmo período, também promoveu mais de 350 projetos de extensão, que impactaram mais de 35 mil pessoas em 15 municípios do Paraná e Santa Catarina, números que comprovam a importância da  atuação da IES e dos profissionais que a integram. 

A reitora da Afya Centro Universitário de Pato Branco, Ornella Bertuol, reforçou a importância do momento em celebrar o aniversário de 25 anos e reconhecer a contribuição dos colaboradores nesta caminhada. 

“Esta é uma noite muito especial, de festa e de esperança renovada. Hoje reafirmamos o impacto positivo e a transformação que só é possível por meio da educação. Aqui, muitos corações se conectaram. Ao longo destes anos, percorremos um caminho de muitos desafios e conquistas. Formamos profissionais competentes e seres humanos comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa. Tudo isso nos orgulha muito”, afirma Ornella

O prefeito de Pato Branco, Géri Dutra, ressaltou a importância da Instituição na construção de uma educação de qualidade. 

“Educar é transformar. Só a educação nos permite mudar realidades e construir novas histórias a partir de um futuro com mais oportunidades. Hoje é um dia de celebrar, mas também de reconhecer e valorizar aqueles que, de maneiras diferentes, ajudaram a impulsionar esta Instituição como referência para o Paraná e o Brasil. Como professor, digo que não há satisfação maior que ver um aluno promovendo a diferença na sociedade. Que venham mais 25 anos de conquistas”, reforça Geri.   

A noite também foi reservada para homenagear aqueles que tanto contribuíram com o desenvolvimento da Instituição, oportunidade em que foram reconhecidos colaboradores que celebraram entre 10 e 25 anos de história. A colaboradora mais antiga da IES, Rosilaine Maria Svidzinski, celebrou o momento completando o Jubileu de Prata (25 anos)

“Tive a honra de acompanhar de perto a trajetória da Instituição. São 25 anos caminhando juntos, é um privilégio vê-la se transformar e se consolidar em Centro Universitário. Mais ainda, de poder ver a formação de profissionais preparados para o mundo. Este é mais que um local de trabalho, é uma extensão da minha vida”, pontua Rosi.  

O docente com mais tempo de casa, o professor Gelson Barbosa e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, comemorou 23 anos de atuação universitária, e também pontua que celebrar a data representa um marco repleto de emoção. 

“Estar hoje aqui como professor mais antigo me emociona profundamente. Aqui, vi sonhos nascerem, dificuldades serem superadas e alunos se transformando em colegas de trabalho e líderes. Comemorar esses 25 anos é comemorar uma história pessoal”, destaca Gelson

Durante a solenidade também foi anunciada oficialmente a mudança de nome. Agora, a instituição passa a ser chamada de Afya Centro Universitário de Pato Branco, consolidando a sua trajetória como parte do maior hub de educação e soluções digitais em saúde do Brasil.

Em todo o País, integram a Afya 38 Instituições de Ensino Superior localizadas em vários estados brasileiros, atuando na formação de profissionais com foco na transformação social por meio da união entre a educação e a saúde. 

“O que nos trouxe até aqui permanece. Seguimos sendo a mesma instituição, onde cada pessoa é única. Que venham os próximos 25 anos, agora como Afya Centro Universitário de Pato Branco. Fazer parte do maior hub de educação em saúde e tecnologia do Brasil nos permite avançar ainda mais na oferta de uma educação de qualidade e no desenvolvimento regional”, reforça Ornella

O diretor Nacional de Ensino da Afya, Luiz Cláudio Pereira, reforçou que as celebrações ecoam em todo o grupo.

“Comemoramos a dedicação, o tempo de entrega e a jornada de cada pessoa. Unindo forças vamos fortalecer ainda mais a qualidade do ensino, impulsionar a inovação acadêmica e formar profissionais comprometidos com a excelência e o cuidado à vida. Se pudesse escolher um lugar para estudar, escolheria a Afya Pato Branco, onde a inspiração de cada um transforma a realidade por meio do conhecimento”, conclui Luiz.

Compartilhe

Leia também

vanguard curitiba 25 economiapr

Vanguard Curitiba celebra início histórico do segundo semestre

Prêmio Mulher Empreendedora ACIFI Economia PR

Prêmio Mulher Empreendedora 2025 celebra protagonismo feminino

Colombo Inovação Economia PR

Colombo estreia Fórum de Inovação e apresenta resultados do ecossistema