Pesquisar

Projeto profissionalizante de Curitiba lança podcast com histórias reais e inspiradoras

despertar autonomia economiapr
Foto: Divulgação

Inspirar as pessoas, seja para a própria autonomia ou para a vida, é uma das missões do Despertar Para a Autonomia II. O projeto está na segunda edição e é realizado pela Associação Vovô Vitorino, com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Agora, além de oferecer cursos gratuitos para a comunidade do Tatuquara, em Curitiba, e de Araucária, o projeto amplia sua atuação com o lançamento do PodDespertar. O podcast terá 22 episódios e contará histórias de impacto, além de levar informações relevantes para o público. 

O primeiro episódio foi lançado no último dia 31, e traz a entrevistada Maria Júlia Xavier, filha de Vitorino Xavier – que inspirou a criação da Associação – e coordenadora de projetos.

“O PodDespertar vem como um complemento de todos ações do Projeto Despertar Para Autonomia,  bem como contribuir na divulgação de assuntos importantes  para a comunidade,  e um incentivo aos participantes e colaboradores da Associação Vovô Vitorino. Acredito que será uma maneira de mostrar os resultados de todas as atividades que estamos desenvolvendo, no Tatuquara, Caximba, Campo de Santana e Araucária”, afirma. 

A apresentação é conduzida por Elisa Carvalho, comunicadora formada em Letras e apaixonada por podcasts. Ela garante que o conteúdo do PodDespertar é pensado para alcançar o público com objetividade e descontração.

Cada episódio trará um tema e formato diferentes: o bate-papo entre a apresentadora e convidados, com entrevistas de ex-alunos, especialistas e equipe, leva o nome de Despertar!Sementes de Autonomia abordará um conteúdo informativo e focado no empreendedorismo; Direito em Movimento trará informações sobre acesso a direitos e o Vovô VitorinoUma história viva, nesta primeira temporada, contará a história da Associação em 5 capítulos.  

Os lançamentos ocorrerão sempre às quintas-feiras, e os episódios ficarão disponíveis nos canais do Spotify e YouTube do projeto. Cada entrevistado e assunto que fará parte das gravações está sendo escolhido de forma estratégica e pensada no público do projeto, que são, principalmente, os moradores e participantes do Despertar Para a Autonomia II.

A ideia é que o podcast, gravado na sede da Associação, seja uma fonte confiável para que a comunidade possa se informar e até mesmo colocar em prática as dicas e sugestões dadas. 

Entre os assuntos abordados durante os episódios da primeira temporada, estão temas como empreendedorismo, marketing, saúde mental, autonomia e educação – já abordados nos cursos do Despertar Para a Autonomia II.

O projeto oferece, além das capacitações, oficinas socioemocionais e focadas para os alunos que buscam empreender e em alguns cursos, material de apoio. A ideia é que, além de sair formado, a pessoa consiga exercer a função de forma plena desde o primeiro dia.

“O podcast será um complemento do que os alunos formados pelo Despertar Para a Autonomia já aprenderam. Os ouvintes poderão utilizar o espaço para se atualizar de novas tendências, aprender outros assuntos de empreendedorismo e até mesmo receber dicas para seus negócios e também para suas demandas pessoais. As histórias serão uma maneira de vermos que a construção de tudo que há hoje, é fruto de algo muito lindo feito há anos”, destaca Amanda Santana, coordenadora administrativa da Associação.

Seguindo o que o Despertar Para a Autonomia II defende, o segundo episódio “Negócio de Mulher: ideias para Empreender sem sair de casa” será dedicado para mulheres que desejam iniciar no empreendedorismo, mas também precisam conciliar os cuidados com a família e a casa.

Segundo dados mais recentes do Sebrae, as mulheres representam 34% das pessoas empreendedoras do país e a tendência é que o cenário continue crescendo, apesar da dupla jornada ainda existir.

Muitas mulheres desejam ganhar sua autonomia financeira, mas com os cuidados da casa e até mesmo as responsabilidades com os filhos, sair de casa para um emprego fixo torna-se inviável. Com as dicas do episódio e com as capacitações do projeto, as novas profissionais conseguem conciliar os dois mundos e ganhar autoestima e a tão sonhada autonomia.

“Feito é melhor do que perfeito. Acreditamos no poder do movimento – mesmo que pequeno. O importante é dar o primeiro passo”, afirma Elisa ao final do episódio.  

Compartilhe

Leia também

pedra porto seco economiapr

Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu ampliará em 30% a capacidade de operação

alta tcp economiapr

Alta na cabotagem impulsiona recordes no Terminal de Contêineres de Paranaguá

yantra bot economiapr

Robô paranaense chama atenção em evento em SP