Hoje, 7 de agosto, Curitiba vai reunir lideranças empresariais, especialistas e representantes do setor industrial para debater os rumos da inovação no Brasil.
A cidade recebe a Jornada Nacional de Inovação da Indústria, evento itinerante promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Sebrae, em parceria, no Paraná, com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). O encontro será realizado no Campus da Indústria e conta ainda com o apoio do Conselho Temático de Tecnologia e Inovação da Fiep, fortalecendo a integração entre empresas, governo e academia.
Com o objetivo de estimular conexões e dar voz às ideias que impulsionam as transformações ecológica e digital, a Jornada percorre os 27 estados brasileiros.
Durante o trajeto, serão mapeadas experiências e soluções inovadoras que, ao final do circuito, serão apresentadas no 11º Congresso de Inovação da Indústria, previsto para março de 2026, consolidando um panorama nacional do setor.
Em Curitiba, os painéis terão como foco temas estratégicos para o desenvolvimento industrial sustentável, como transformação digital e infraestrutura de data centers, economia circular e sustentabilidade, formação de capital humano, inovação em energias renováveis e descarbonização na produção e escoamento de produtos da indústria de alimentos.
Além disso, serão discutidos avanços e demandas de setores como mobilidade, maquinário agrícola e automotivo. Os debates reunirão especialistas e lideranças empresariais para identificar gargalos, mapear oportunidades e propor caminhos que tornem as indústrias mais competitivas e alinhadas às práticas sustentáveis.
Empresas de referência no mercado vão compartilhar experiências e apresentar cases de inovação. No Painel de Transição Ecológica, participam Grupo Boticário, Sanepar e Protium Dynamics.
Já no Painel de Transformação Digital, estarão presentes CNH, Bosch e Vetrii. O encontro contará ainda com a presença de Carlos Bork, superintendente de Projetos de Inovação da CNI, e de Ariane Hinça, gerente dos Conselhos Temáticos, Setoriais e Regionais da Fiep, que participará representando a instituição no evento.
Após a capital paranaense, a Jornada Nacional de Inovação da Indústria seguirá para outras três cidades do estado: Londrina, no dia 15 de agosto, Cascavel, no dia 19 de agosto, e Foz do Iguaçu, no dia 21 de agosto, ampliando o alcance das discussões e fortalecendo a rede nacional de inovação.
As inscrições para o evento em Curitiba são gratuitas e já estão abertas. A participação é uma oportunidade para empresas, profissionais e acadêmicos se conectarem, trocarem experiências e fazerem parte de um movimento que está transformando a indústria brasileira.