Pesquisar

Nextcomm aposta em tecnologia acessível para escalar entre pequenas empresas

nextcomm economiapr
Foto: Rido/Canva

Focada há 16 anos em tecnologia para relacionamento e atendimento ao cliente, a paranaense Nextcomm atravessa em 2025 a maior transformação de sua história.

A empresa, que nasceu como integradora de telefonia em nuvem e soluções digitais sob medida, agora reposiciona sua marca, amplia canais e desenvolve produtos com preço e linguagem voltados às pequenas e médias empresas (PMEs).

O plano é alcançar 5 mil clientes até 2027 e consolidar presença internacional, com operação já iniciada nos Estados Unidos. Essa meta será sustentada por uma ofensiva comercial em curso, com reforço de equipe, distribuição ampliada e portfólio modular. A empresa segue operando com capital próprio e só considera a entrada de investidores após esse ciclo de expansão.

“A partir deste momento, a Nextcomm se posiciona como uma empresa que transforma tecnologia em crescimento real, oferecendo soluções acessíveis, humanas e inteligentes que colocam pequenas e médias empresas no comando do seu futuro”, afirma Luiz Carlos Santin Junior, CEO da Nextcomm.

O foco em PMEs também tem viés de impacto social.

“Acreditamos que, ao empoderar o pequeno negócio, movimentamos a economia real. Eles são os maiores empregadores do país e os que mais precisam de acesso a tecnologia acessível, simples e eficiente”, diz Santin.

Ele lembra que as PMEs representam 99% dos negócios do país, 60% dos empregos formais e cerca de 30% do PIB.

“Se cada pequena empresa gerar cinco novos empregos, o PIB brasileiro cresce 3%”, complementa.

Com esse público no radar, a empresa revisou sua estrutura de produtos. A Judite, assistente virtual com inteligência artificial integrada à telefonia, segue como símbolo de inovação e robustez, atendendo empresas com operações mais complexas, como seguradoras, operadoras de saúde e redes de turismo.

“Ela não é uma solução de massa, mas representa bem o nosso nível de exigência técnica”, afirma o CEO. Segundo ele, a mesma excelência será aplicada aos produtos desenvolvidos para o pequeno empreendedor.

Em fase final de desenvolvimento, o próximo lançamento da Nextcomm será exclusivo para pequenos lojistas e prestadores de serviço. O modelo será comercializado por assinatura, com custo acessível.

“Vamos entregar algo funcional, com impacto direto na venda e que converse com a realidade do empreendedor”, diz Santin.

Fundada em 2008, em Curitiba, a Nextcomm entregou ao longo de sua trajetória mais de 5 mil projetos e atendeu mais de 700 empresas em todos os estados brasileiros. Sua operação inclui soluções sob medida, como telefonia em nuvem, automação de atendimento, CRM, cibersegurança e inteligência artificial.

Em 2017, a empresa iniciou uma virada estratégica. Ao participar de mentorias promovidas pelo Sebrae/PR e pela Fundação Dom Cabral, a liderança foi provocada a repensar o modelo de negócio e buscar caminhos mais escaláveis.

Mas, segundo Santin Junior, foi a reestruturação societária em 2019 que abriu espaço para novos produtos, formatos de entrega e uma visão mais clara de posicionamento.

“O avanço foi acelerado durante a pandemia de Covid-19, quando a procura por soluções digitais de atendimento aumentou e evidenciou o potencial da Nextcomm de atuar além do modelo consultivo”, lembra o CEO.

Agora integrada ao ecossistema de inovação HOTMILK, da PUC-PR, a empresa aposta em uma estrutura mais leve e modular, voltada à democratização do acesso à tecnologia, especialmente entre as pequenas e médias empresas.

“O reposicionamento da marca em 2025 consolida esse processo de transformação e marca o início de um novo ciclo”, conclui Santin.

Compartilhe

Leia também

futurologia economiapr

Futurologia empresarial utiliza dados para projetar previsibilidade de vendas

aeroporto foz dobra servico economiapr

Aeroporto de Foz do Iguaçu dobra oferta de serviços após concessão

jornada nacional inovacao economiapr

Curitiba recebe Jornada Nacional de Inovação da Indústria