Focada há 16 anos em tecnologia para relacionamento e atendimento ao cliente, a paranaense Nextcomm atravessa em 2025 a maior transformação de sua história.
A empresa, que nasceu como integradora de telefonia em nuvem e soluções digitais sob medida, agora reposiciona sua marca, amplia canais e desenvolve produtos com preço e linguagem voltados às pequenas e médias empresas (PMEs).
O plano é alcançar 5 mil clientes até 2027 e consolidar presença internacional, com operação já iniciada nos Estados Unidos. Essa meta será sustentada por uma ofensiva comercial em curso, com reforço de equipe, distribuição ampliada e portfólio modular. A empresa segue operando com capital próprio e só considera a entrada de investidores após esse ciclo de expansão.
“A partir deste momento, a Nextcomm se posiciona como uma empresa que transforma tecnologia em crescimento real, oferecendo soluções acessíveis, humanas e inteligentes que colocam pequenas e médias empresas no comando do seu futuro”, afirma Luiz Carlos Santin Junior, CEO da Nextcomm.
O foco em PMEs também tem viés de impacto social.
“Acreditamos que, ao empoderar o pequeno negócio, movimentamos a economia real. Eles são os maiores empregadores do país e os que mais precisam de acesso a tecnologia acessível, simples e eficiente”, diz Santin.
Ele lembra que as PMEs representam 99% dos negócios do país, 60% dos empregos formais e cerca de 30% do PIB.
“Se cada pequena empresa gerar cinco novos empregos, o PIB brasileiro cresce 3%”, complementa.
Com esse público no radar, a empresa revisou sua estrutura de produtos. A Judite, assistente virtual com inteligência artificial integrada à telefonia, segue como símbolo de inovação e robustez, atendendo empresas com operações mais complexas, como seguradoras, operadoras de saúde e redes de turismo.
“Ela não é uma solução de massa, mas representa bem o nosso nível de exigência técnica”, afirma o CEO. Segundo ele, a mesma excelência será aplicada aos produtos desenvolvidos para o pequeno empreendedor.
Em fase final de desenvolvimento, o próximo lançamento da Nextcomm será exclusivo para pequenos lojistas e prestadores de serviço. O modelo será comercializado por assinatura, com custo acessível.
“Vamos entregar algo funcional, com impacto direto na venda e que converse com a realidade do empreendedor”, diz Santin.
Fundada em 2008, em Curitiba, a Nextcomm entregou ao longo de sua trajetória mais de 5 mil projetos e atendeu mais de 700 empresas em todos os estados brasileiros. Sua operação inclui soluções sob medida, como telefonia em nuvem, automação de atendimento, CRM, cibersegurança e inteligência artificial.
Em 2017, a empresa iniciou uma virada estratégica. Ao participar de mentorias promovidas pelo Sebrae/PR e pela Fundação Dom Cabral, a liderança foi provocada a repensar o modelo de negócio e buscar caminhos mais escaláveis.
Mas, segundo Santin Junior, foi a reestruturação societária em 2019 que abriu espaço para novos produtos, formatos de entrega e uma visão mais clara de posicionamento.
“O avanço foi acelerado durante a pandemia de Covid-19, quando a procura por soluções digitais de atendimento aumentou e evidenciou o potencial da Nextcomm de atuar além do modelo consultivo”, lembra o CEO.
Agora integrada ao ecossistema de inovação HOTMILK, da PUC-PR, a empresa aposta em uma estrutura mais leve e modular, voltada à democratização do acesso à tecnologia, especialmente entre as pequenas e médias empresas.
“O reposicionamento da marca em 2025 consolida esse processo de transformação e marca o início de um novo ciclo”, conclui Santin.