Maior ecossistema de Steel Frame da América Latina, a Espaço Smart encerrou os primeiros seis meses do ano acumulando um faturamento superior aos R$303 milhões, crescimento de 40% em relação ao mesmo período de 2024.
O desempenho é influência direta ao sucesso do plano de expansão da marca dentro do segmento civil, consolidado pela comercialização de mais de 500 residências construídas em Light Steel Frame pelo país, com média de 280 m² por unidade. Para o segundo semestre, a meta da companhia é superar o objetivo anual de R$700 milhões.
Além da venda direta de residências, a companhia apostou na ampliação da construção a seco no país, através da parceria com grandes construtoras, como a MRV&CO, fornecendo sistemas em Drywall para o grupo.
Vale destacar que este é um material capaz de reduzir, em média, 30% no tempo despendido na obra em comparação à alvenaria tradicional, bem como garantir melhor desempenho térmico e acústico nas edificações, além de mais resistência a impactos e movimentações estruturais, evitando fissuras e rachaduras.
Segundo Rubens Campos, CEO da Espaço Smart, além do trabalho da marca em si, a mudança de comportamento do mercado tem sido determinante para os bons números.
“Estamos observando uma crescente abertura do setor para soluções industrializadas e inteligentes. O Light Steel Frame atende a uma nova demanda por obras mais ágeis, sustentáveis e com retorno mais rápido sobre o investimento”, afirma.
A empresa também direcionou recursos para fortalecer sua estrutura, alocando cerca de R$20 milhões para a reinauguração da Vila Smart, bairro imersivo com casas construídas em Steel Frame localizado em Ponta Grossa, a abertura de novas lojas físicas e a presença em feiras e eventos voltados à arquitetura e construção civil.
“Temos atuado para ampliar a penetração dos sistemas a seco em todos os níveis da cadeia produtiva, do consumidor final às grandes incorporadoras”, destaca Campos.
Para garantir mais agilidade, inovação e eficiência no dia a dia, a Espaço Smart investiu ainda R$5 milhões na ampliação do parque fabril, equipamentos e maquinários, com destaque para aquisição da única máquina da América Latina com capacidade para produzir mais de uma casa de 250 m² por dia.
Muito popular em países como Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos, ela permite o desenvolvimento de projetos com mais rapidez, menor peso e maior facilidade de montagem para quem for executar.
Além disso, a integração entre software e maquinário garante precisão milimétrica na produção, reduzindo desperdícios e otimizando o uso de materiais. Isso resulta em obras mais sustentáveis, previsíveis e com maior controle de qualidade do início ao fim.
Com a meta de encerrar o ano com R$700 milhões em faturamento, a estratégia para o segundo semestre inclui a abertura de mais seis novas lojas nas regiões Norte e Nordeste, reforçando a presença nacional da marca.
O plano de expansão contempla ainda ações voltadas à formação e ao engajamento de profissionais atuantes com o Light Steel Frame, incluindo arquitetos, engenheiros e demais influenciadores do setor.
“Vamos seguir ampliando o acesso à construção a seco, apostando em inovação, presença de mercado e formação de comunidade”, conclui Rubens Campos.