Pesquisar

Mesquita de Foz está entre os atrativos do Salão Nacional do Turismo 2025

mesquita foz economiapr
Foto: Christian Rizzi/Arquivo Mesquita

O 9º Salão do Turismo: Conheça o Brasil, considerada a maior vitrine do turismo brasileiro, acontecerá de 21 a 23 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo. O evento promovido pelo Ministério do Turismo vem focado nos temas: diversidade, inclusão e sustentabilidade no turismo.

Na programação, apresentações de roteiros turísticos de todas as regiões do Brasil, entre elas, a Mesquita Omar Ibn Al-Khatab que estará no estande da Secretaria de Estado do Turismo (Setu-PR) e participará do Feirão do Turismo. O templo religioso islâmico é um dos maiores da América Latina e o maior do Brasil.

De acordo com Hola El Kadri, gerente administrativa do Centro de Visitantes da Mesquita, a participação no evento é a oportunidade de demonstrar a potência do turismo religioso. Um setor que possibilita a quebra de barreiras e a aproximação das pessoas.

“Apresentaremos nossa diversidade cultural e a religião, o Islã. Levaremos tâmaras, consideradas um alimento sagrado e um símbolo de abundância, poder e fé. O Bakhoor, incenso árabe feito de lascas de madeira, resinas, óleos aromáticos e outros componentes naturais. Apresentaremos o Jamal, a nossa inteligência artificial. Quem visitar o estande vai tirar as dúvidas sobre a religião, a Mesquita e Foz do Iguaçu. Mostraremos que somos uma cultura diversa e ampla”.

A previsão do Ministério do Turismo é que aproximadamente 40 mil pessoas circulem pelo evento. Este número indica um fluxo significativo de visitantes, o que pode gerar impactos positivos no setor e demonstra a importância do evento e do turismo para o Brasil.

Na programação os espaços: salão de divulgação das experiências turísticas, local dedicado à gastronomia, artesanato e cultura, bem como, Feirão do Turismo com descontos em pacotes, passagens e hospedagens.

Além de apresentações de negócios e networking, shows e o espaço, Mercadão da Agricultura Familiar, com produtos que valorizam a diversidade de culturas, a sustentabilidade e a segurança alimentar.

Um dos espaços mais aguardados. Uma iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e conta com apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

O turismo religioso é o terceiro segmento com maior oferta de atrativos no Paraná. Segundo dados da Secretaria de Estado do Turismo (Setu-PR), dos 2.150 atrativos catalogados em todo o Estado, 494 são religiosos, distribuídos por todas as regiões.

No Paraná, o Comitê Interinstitucional de Turismo Religioso reúne diversas instituições relacionadas ao tema, incluindo representantes de diferentes denominações religiosas, além de setores de turismo e serviços.

O objetivo é promover e desenvolver o turismo religioso no Estado, com o apoio do governo estadual e a participação de agentes do setor em capacitações e eventos.

“Nós fazemos um trabalho para fortalecer este segmento. Aumentar os peregrinos, turistas, romeiros em busca do turismo religioso. A Mesquita se destaca pelo diferencial de ser uma das maiores da América Latina. Temos um retrato muito forte dela em Foz do Iguaçu. Uma crescente de atividades diferenciais como a mobilização do 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso. A Mesquita estará levando esta tecnologia interativa, este diferencial com um guia virtual onde é possível sentir o templo religioso no Salão do Turismo”, ressaltou Alessandra de Paula Xavier, turismóloga da Secretaria do Turismo.

Dezoito experiências e vivências estarão no estande do Paraná em São Paulo, três do segmento turismo religioso: a Mesquita de Foz do Iguaçu, Ecos da Criação de Curitiba e o Caminho de Santiago de Dois Vizinhos .

“É um grupo de atrativos heterogêneos e o Paraná estará participando em todos os espaços do evento, com bastante diferenciais e experiências. Estes encontros fazem diferença no crescimento do setor”, concluiu.

Localizada em Foz do Iguaçu, no Jardim Central, conhecido como Bairro Árabe, a  Mesquita Omar Ibn Al-Khatab tem em seu entorno uma das maiores concentrações de imigrantes e descendentes árabes no mundo. O templo foi inaugurado em 1983 com um projeto audacioso de arquitetura islâmica que encanta os visitantes.

Contempla o maior vão livre de cúpula em concreto armado da América Latina, possui capacidade para até 800 pessoas, com base octogonal cercada por arcos. Toda parte interna é adornada com arabescos e escritas em árabe. 

Do lado externo, os minaretes, símbolo da arquitetura islâmica, marcam a presença do islamismo em diversas comunidades e foram idealizados para ressoarem os chamados para as orações diárias.

De acordo com o Centro de Visitantes da Mesquita, somente de janeiro a julho deste ano, 39.622 turistas estiveram no templo, um aumento de 9.5% no público em relação ao ano anterior.  Desses, a maior parte é de nacionalidade brasileira, seguida de turistas do Chile e da Argentina.

A Mesquita é pioneira em um tour guiado com o objetivo de proporcionar uma experiência completa ao visitante. Um mergulho na religião islâmica e na cultura. De acordo com Samia Shalaby, bacharel em Teologia Islâmica, o objetivo é ser uma ponte entre os visitantes e o conhecimento sobre o Islã.  

“Existem muitas dúvidas sobre o Islam e uma imagem errada da religião. Nosso trabalho é passar a informação correta e fazê-las levar daqui a ideia verdadeira”.

Dados divulgados pela Secretaria do Turismo do Paraná (Setu), com base em números da Embratur e da Polícia Federal, destacam o crescimento do setor no Paraná. No primeiro semestre de 2025 o Paraná recebeu 627.858 turistas estrangeiros, um aumento de 23,7% frente às 507.560 chegadas do mesmo período de 2024.

Foz do Iguaçu continua no posto da principal porta de entrada do Estado.  O crescimento impacta a economia em especial nos setores de hospedagem, alimentação e no comércio.

“Temos o destaque para a região de fronteira com muitos turistas estrangeiros, paraguaios, argentinos vindo para cá e refletimos isto no trabalho da Secretaria do Turismo do Paraná, dos nossos territórios turísticos, das vivências e experiências”, lembrou Xavier.

Compartilhe

Leia também

software houses economiapr

Quando a inovação deixa de ser opcional e se torna um alerta para as software houses

bluelogic economiapr

Startup paranaense é destaque com premiação nacional

premio sebrae mulher economiapr

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios anuncia as paranaenses finalistas