As vendas de carros usados no Brasil aceleraram em 2025, alcançando um volume recorde para o mês de julho. Foram 1.711.074 de carros comercializados, um crescimento de 19,1% sobre junho e 16,6% a mais do que o mesmo mês de 2024, segundo a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).
A alta no mercado reflete diretamente em negócios do segmento, como é o caso da Vaapty, líder do franchising no segmento de intermediação de venda de veículos do Brasil. No primeiro semestre, a empresa registrou um crescimento de 30% comparado ao mesmo período do ano anterior.
Com 350 franquias vendidas em todo o país e mais de 150 lojas em funcionamento, a rede tem investido em Inteligência Artificial (IA), para acelerar o crescimento da empresa, que planeja faturar R$1.8 bilhão e chegar a 450 unidades vendidas até o final do ano.
Com um modelo inovador, a Vaapty torna a negociação de carros mais segura, sem burocracia e ágil, finalizando a venda em 40 minutos, através de um sistema que reúne 25 mil lojistas de todo o país.
“O brasileiro é apaixonado por carros e passou a ver nos seminovos a chance de continuar trocando e adquirindo veículos, muitas vezes com modelos até melhores do que um zero básico. O segmento apresenta um bom potencial de crescimento e tem se mostrado muito resiliente. A expectativa é que o mercado continue aquecido”, explica Ycaro Martins, CEO e sócio-fundador da Vaapty.
“Criamos um painel de monitoramento, automação de tarefas, chatbots e integração de sistemas em toda a rede. Usamos a tecnologia também para criar a VA AutoCheck, uma perícia cautelar veicular por IA, e sistemas como CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) e ERP (Planejamento de Recursos Empresariais). Tudo isso gerou 60% de economia aos franqueados e 20% de crescimento na receita da empresa. A rentabilidade aumentou em mais de 30%, impulsionando transparência, comunicação, expansão e segurança”, explica o CEO da Vaapty.
Esse investimento permitiu a empresa potencializar interações, otimizar processos de consultoria e expansão do franchising, além de acelerar o crescimento, aumentar a performance em vendas e garantir mais eficiência na curva de evolução dos franqueados.
Outra estratégia usada foi investir na capacitação das lideranças e dos colaboradores:
“Entendemos que negócios perfeitos são construídos e destruídos por pessoas. Visando isso, criamos uma rede de educação e capacitação de desenvolvimento contínuo para o nosso time interno e também para os franqueados, com o objetivo de alcançar uma boa performance e excelentes resultados, transformando os nossos gestores em líderes”, diz Ycaro Martins.