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Confeita Curitiba se consolida como vitrine da confeitaria no Sul do Brasil

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Foto: ALine Marques

Curitiba recebe, nos dias 27 e 28 de agosto, a terceira edição do Confeita Curitiba, evento que já se tornou referência para quem vive o universo da confeitaria, panificação e sorveteria.

Com programação intensa de aulas-show, palestras de gestão, rodadas de negócios e o Confeita Awards, a iniciativa reúne empreendedores formais e informais, fornecedores e apaixonados por doces que buscam capacitação, inspiração e oportunidades de crescimento.

Segundo dados da Mordor Intelligence, o consumo médio de doces no Brasil chega a 9,7 quilos por pessoa ao ano, posicionando o país como o maior mercado de confeitaria da América do Sul, responsável por 60% do setor.

O mercado movimenta cerca de R$ 12 bilhões anuais, mas ainda enfrenta desafios: 46% da atividade ocorre na informalidade, de acordo com pesquisa da ZupGo em parceria com a ASBRAFE (Associação Brasileira de Fornecedores para Panificação, Confeitaria e Food Service).

“É justamente para dar visibilidade e apoio a esses profissionais que criamos o Confeita Curitiba. O evento é uma experiência, um espaço onde confeiteiras e confeiteiros aprendem, trocam ideias e saem mais preparados para enfrentar os desafios do dia a dia”, explica Juliana Paiff, fundadora do Confeita e chef à frente da Ju Paiff Patisserie.

Entre os personagens que simbolizam o impacto da confeitaria está Géssica Almeida, 37 anos, fundadora da GKultum Doces. O que começou como um “bico” em 2015 para ajudar nas despesas de casa tornou-se profissão e fonte de superação pessoal.

Em 2019, Géssica foi diagnosticada com um linfoma, que também foi curado com uma dose de açúcar da confeitaria. Diante do susto inicial com a doença, ela parou as atividades, mas percebeu que um bolinho aqui e outro ali poderiam ocupar sua mente e ajudá-la a vencer os desafios.

E entre o intervalo de uma sessão de quimioterapia e outra, a confeiteira colocava a mão na massa. Fazer aquilo que a deixava feliz foi terapêutico e essencial para sua recuperação completa. Em 2020, voltou com força total ao trabalho e, em 2022, começou a dar cursos.

Ano passado, veio o reconhecimento em forma de troféu: foi campeã do Confeita Awards, prêmio promovido pelo Confeita Curitiba. No ano que vem, planeja sair da cozinha de casa e abrir seu empreendimento. Mas, antes disso, vai realizar um sonho: em outubro ela embarca para os Estados Unidos para passear e a viagem foi paga 100% pela Confeitaria.

A principal lição de Géssica para quem pensa em seguir uma nova carreira é que é possível começar do zero e criar sua própria receita para abrir um negócio.

“Eu sou um exemplo de que a confeitaria por ser uma guinada na vida por meio da renda obtida no trabalho na cozinha de casa. Eu sou apaixonada pelo meu trabalho e acredito que ainda posso crescer muito nesta profissão que escolhi e que me acolheu”, conta.

Assim como ela, centenas de mulheres encontraram no fogão uma forma de transformar a vida pessoal e profissional.

“Mais do que receitas, o Confeita mostra que é possível viver do que se ama, com técnica, planejamento e conexão”, destaca Juliana.

O evento deste ano trará nomes de peso da confeitaria nacional como Amélia Lino, Lucas Corazza, Cesar Yukio, Camila Ayana e Tathi Fabulosa, além de talentos paranaenses como Vinicius Coutinho, Cristiane Betho, Daniel Carvalho, Danilo Costa, Alison Moacir, Natalia Bini e Bruno Bolos.

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