A Font Life, uma das maiores indústrias de água do Paraná, localizada em Quitandinha, na Região Metropolitana de Curitiba, economiza cerca de R$ 250 mil por ano em energia desde a instalação de sua própria usina solar, que gera 40% da energia consumida pela planta.
Além da redução de custos, a matriz energética sustentável contribui para a diminuição significativa da pegada de carbono da empresa.
O projeto começou a ser desenvolvido em 2019 com a instalação de 830 painéis solares. Após dois anos de implantação, a indústria passou a utilizar energia limpa produzida pelo sistema fotovoltaico.
Segundo o diretor administrativo da Font Life, Célio Baggio, com a usina, a empresa mantém o compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente.
“A captação de energia limpa por meio da instalação de painéis fotovoltaicos ´é uma das nossas ações mais importantes porque transformam a energia solar em energia elétrica para uso em nossa planta”, afirma.
As vantagens, segundo o diretor, vão além da economia financeira:
“A implementação do projeto de energia solar traz uma significativa redução nos custos operacionais. Ao gerar nossa própria energia, diminuímos a dependência de fontes externas e evitamos flutuações de preços no mercado. Isso nos permite investir mais em inovação e qualidade dos nossos produtos”, explica Baggio.
A iniciativa foi viabilizada pelo Programa de Eficiência Energética da Copel , regulado pela Aneel ( Agência Nacional de Energia Elétrica) que financia projetos de economia de energia por meio da substituição de equipamentos e sistemas por alternativas mais eficientes. O projeto da Font Life foi implantado em parceria com a Eletron Energia.
Com uma área de mais de 1 milhão de metros quadrados de mata nativa preservada, a Font Life investe constantemente em práticas que minimizem impactos ambientais. A empresa realiza reflorestamento em áreas estratégicas, promove logística reversa de embalagens e há dez anos é certificada com a ISO 9001.
Atualmente, está em processo de obtenção da certificação ISO 14001, voltada à gestão ambiental.
“A futura certificação reforça nosso DNA sustentável. Estamos alinhados aos desafios globais e orgulhosos de ser referência em produção responsável”, conclui o diretor.