No último dia 03 de julho, o governo federal implementou uma medida antidumping que resultou em um aumento estimado de até 35% no preço dos colchões no Brasil, segundo projeções da Abicol (Associação Brasileira da Indústria de Colchões), fazendo com que empresários do setor moveleiro adotem estratégias cada vez mais inteligentes para manter a competitividade no mercado sem comprometer a qualidade.
Para a Anjos Colchões & Sofás, rede especializada em colchões e sofás com mais de 30 anos no mercado, não é diferente. Pensando em driblar as flutuações de preço de materiais, insumos e produtos, a marca criou um Comitê de Tecnologia com foco em Inteligência Artificial, com o objetivo de explorar como a IA pode apoiar desde o processo produtivo até o relacionamento com franqueados e clientes, além de formar também um Conselho Estratégico para aprimorar à tomada de decisões, reunindo perfis complementares com foco em estratégia, inovação e governança.
“Essas iniciativas trouxeram uma evolução significativa na maturidade da empresa. Operacionalmente, passamos a testar soluções de IA para personalização de atendimento e análise de dados de vendas, o que já começa a impactar positivamente a performance das lojas. Em termos culturais, o Comitê de Tecnologia despertou um movimento de curiosidade e aprendizado contínuo, especialmente entre os franqueados mais engajados com inovação. O Conselho, por sua vez, trouxe mais clareza estratégica e alinhamento entre as áreas, acelerando decisões-chave”, comenta Leonardo dos Anjos, diretor de franquias da Anjos Colchões & Sofás.
Pensando nos desafios do setor moveleiro, o diretor de franquias preparou três dicas essenciais para tempos de incerteza, confira:
1. Tenha um bom controle de estoque
“Antecipar compras em épocas de baixa para evitar altos preços é uma estratégia inteligente e eficaz para se preparar para momentos mais delicados. Além disso, adote softwares de gestão para prever demandas e controlar estoque”, recomenda.
2. Invista em eficiência produtiva
É importante reduzir desperdícios de material. “Otimize processos com tecnologia, como corte inteligente, reaproveitamento de sobras e o descarte responsável de insumos”, reforça.
3. Aposte em parcerias de longo prazo com fornecedores
“Negociação de contratos são indispensáveis para manter-se forte em momentos de crise, principalmente com condições especiais, como preço fixo por determinados períodos”, finaliza Leonardo.