Pesquisar

Proteína mais sustentável do mundo emite até 71 vezes menos CO2 que carne bovina

proteina mais sustentavel mundo economiapr
Foto: Divulgação

Mesmo em escala piloto, a produção da Typcal, primeira foodtech da América Latina a trabalhar com fermentação de micélios, já apresenta impactos ambientais significativamente menores que os das proteínas convencionais.

O processo produtivo desenvolvido pela empresa tem potencial de emissão de CO2 até 71 vezes menor que a da carne bovina, 8,5 vezes menor que a do frango e 1,8 vezes inferior à da soja.

No consumo de água, os ganhos são ainda mais expressivos: a pegada hídrica pode ser até 400 vezes menor que a da carne bovina, 178 vezes menor que a do frango e 30 vezes menor que a da soja.

Os dados fazem parte do Relatório de Sustentabilidade 2024 da Typcal, e reforçam o posicionamento da empresa como uma das poucas do setor a mensurar e divulgar seu impacto ambiental com profundidade.

As informações foram coletadas ao longo de 2024 e obtidas por meio de uma Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), conduzida pelo Laboratório de Sistemas de Produção Sustentáveis (LESP) da UTFPR.

“Em um mercado pressionado por consumidores mais conscientes e pela urgência climática, provamos que é possível crescer com coerência e escala, adotando um modelo limpo, circular e inclusivo. Sustentabilidade, para nós, não é apenas uma diretriz, é a chave para um futuro mais equilibrado para as pessoas e o planeta”, destaca Paulo Ibri, CEO da Typcal.

Em 2024, a Typcal avançou de forma significativa na agenda de economia circular, incorporando levedura residual da indústria cervejeira como insumo para o cultivo do micélio, uma inovação que transforma resíduos industriais em ingredientes alimentícios de alto valor nutricional.

Paralelamente, a foodtech iniciou a transição de sua matriz energética para fontes renováveis e aprimorou os processos de gestão hídrica, com ações como o tratamento completo de efluentes. 

Além disso, o próprio cultivo do micélio se mostra mais eficiente: demanda pouca área fértil, independe de condições climáticas específicas e apresenta produtividade proteica superior às fontes tradicionais, resultado de um processo produtivo em biorreatores, que garante controle e eficiência em todas as etapas.

Essas características reforçam sua viabilidade como solução escalável e resiliente para a segurança alimentar global.

“A sustentabilidade está no centro do nosso modelo de negócios, não como discurso, mas como prática mensurável. Como meta, queremos reduzir ainda mais nossa pegada de carbono, desenvolver novos ingredientes, aumentar o uso de recursos renováveis e fortalecer a inclusão social em toda a cadeia de valor. Acreditamos que a sustentabilidade é um compromisso irreversível e, junto a parceiros e colaboradores, estamos determinados a transformar a forma como produzimos, consumimos e vivemos neste planeta”, explica Eduardo Sydney, CTO da Typcal.

Compartilhe

Leia também

piloto cbs economiapr

Receita Federal inicia piloto da CBS com participação de empresas de tecnologia

startups paraguai economia pr

Startups londrinenses prospectam negócios no Paraguai

ecossistema feira empreendedor economiapr

Feira do Empreendedor reúne ecossistema responsável por 94% dos negócios do PR