Pesquisar

Evento gastronômico acontece em Curitiba com painéis, palestras e feira culinária

festival tutano economiapr
Foto: Rubens Kato

O maior encontro gastronômico do Sul do Brasil já tem data marcada: de 27 a 29 de setembro. Durante três dias, o Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, será palco da 6ª edição do Festival Tutano, que contará com uma programação intensa que vai unir gastronomia, cultura, educação e inovação.

Entre as autoridades setoriais confirmadas no evento estão nomes como Facundo Guerra, Katherina Cordás e Danilo Parah, grandes referências do mercado nacional.

Criado pelo chef curitibano Beto Madalosso, o evento nasceu em 2018 como Fórum Tutano, com a proposta de conectar profissionais e apaixonados pela gastronomia através da promoção de debates, troca de experiências e valorização da cadeia alimentar.

Com a curadoria da equipe Tutano, formada por Dani Volcov, Ale Vianna, Pati Papp e Fernanda Ávila, o evento evoluiu e, em 2023, ganhou o formato de festival. Hoje, consolida-se como um dos principais encontros gastronômicos do país, atraindo chefs, produtores, empreendedores, pesquisadores e amantes da boa mesa.

“O Fórum Tutano nasceu para fomentar conversas relevantes entre profissionais e fortalecer toda a cadeia que faz a gastronomia acontecer, enquanto o festival veio para ampliar esse debate e aproximar a cultura e a culinária local do grande público. Essa união transformou a Tutano em uma plataforma única de conexão, conhecimento e experiências. Em 2025, queremos ir além e surpreender ainda mais, oferecendo uma imersão completa no futuro da gastronomia brasileira”, afirma Madalosso.

Para a edição de 2025, o Festival Tutano promete expandir sua programação com palestras, painéis de debate, aulas-show, experiências sensoriais e apresentações culturais, além de uma curadoria gastronômica especial com expositores locais, produtores independentes e marcas reconhecidas nacionalmente.

O Festival Tutano é um grande encontro da gastronomia brasileira. Com programação nos dias 27 (sábado) e 28 (domingo), o evento vai reunir feira gastronômica, ingredientes regionais, aulas-show, degustações, atrações culturais e muito mais.

“É um verdadeiro parque de diversões pra quem ama comer, beber e descobrir novos sabores”, pondera Madalosso.

Entre os estabelecimentos confirmados estão marcas consolidadas na cidade, com destaque para Madá, Magrela Café, Kitsune, Ragú e Lucca Cafés Especiais, além dos já consagrados espaços colaborativos: Curitidoce, com confeitarias da cidade; Espaço Chocolates Bean to Bar; Espaço Tour de Boteco, com bares e botecos curitibanos; Stand do Litoral do Paraná, reunindo produtores de Morretes, Antonina e Pontal; Espaço Pães, com curadoria do mestre-padeiro René Seifert; Espaço Coquetelaria, com curadoria de Gabriel Bueno; e o tradicional Espaço Café, que neste ano amplia a participação de marcas e experiências.

Na aguardada programação de aulas-show, o público contará com 28 apresentações de grandes nomes da cena gastronômica. Entre os destaques estão Lênin Palhano, à frente dos restaurantes feer e Trama; Anna Cury, do Grupo Accuro; Danilo Parah, chef carioca com passagens pelo Maska, Rudä e Roxy Dinner Show — presente no Guia Michelin 2024 e 2025; Karla Manfredini, que apresentará uma receita com cambira, peixe defumado típico do litoral paranaense; André Pionteke, ex-MasterChef e idealizador do Kitsune.

Já o dia 29 (segunda-feira), terceiro dia do evento, será dedicado ao Fórum Tutano, voltado para profissionais da gastronomia. O espaço vai reunir chefs, empresários, investidores, consultores e fornecedores para um mergulho profundo em tendências, gestão, inovação, arquitetura, comunicação e tecnologia, além de muito espaço para networking qualificado e troca de experiências que podem mudar o rumo de um negócio.

Serão 5 painéis e 5 palestras, todos desenhados para provocar reflexões e gerar conexões diretas entre palco e plateia.

“O Fórum nasceu para fomentar conversas que geram impacto real na gastronomia brasileira. É um espaço onde ideias viram projetos, contatos viram parcerias e insights viram resultados concretos”, afirma Alessandra Vianna, sócia e organizadora.

Entre os destaques da edição estão nomes como Facundo Guerra (Grupo Vegas), Katherina Cordás (Tuju), Danilo Parah (Maska, Rudä e Roxy Dinner Show), Matheus Krauze (Grupo Rua) e Vanessa Huguinin (Food-se). Durante o dia, serão discutidos temas como: “Arquitetura à Mesa”, que discutirá e o impacto de arquitetura, design e decoração na conceituação, posicionamento e operação de negócios gastronômicos”; “A Dor do Crescimento”, painel já tradicional do Fórum que discute os desafios e aprendizados de negócios em expansão; a “Uberização da mão de obra e os novos dilemas da gestão de pessoas”, uma conversa urgente sobre relações de trabalho no setor, motivação, precarização e cultura organizacional; “Tecnologia e Inteligência Artificial nos negócios de A&B”, apresentando como as novas ferramentas estão transformando a gestão, a operação e o atendimento nos estabelecimentos”, além de mentorias com o SEBRAE e espaços de relacionamento e networking.

Compartilhe

Leia também

senior experience economia pr

Ex-diretor da secretaria extraordinária da Reforma Tributária vai palestrar no Senior Experience

lightsweed economiapr

Lightsweet divulga relatório com avanços em práticas ESG

usina flutuante itaipu economiapr

Itaipu inicia montagem da usina solar flutuante no reservatório